História, perguntado por reyscavenger, 5 meses atrás

(FGV-RJ) Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, representantes de países europeus, dos Estados Unidos e do Império Otomano participaram de negociações sobre o continente africano. O conjunto de reuniões, que ficou conhecido como a Conferência de Berlim, tratou da:

a) incorporação da Libéria aos domínios norte-americanos, em troca do controle da África do Sul pela Inglaterra e Holanda.

b) independência de Angola e Moçambique e da incorporação do Congo ao império ultramarino português.

c) ocupação e do controle do território africano de acordo com os interesses das diversas potências representadas.

d) condenação do regime do Apartheid estabelecido na África do Sul e denunciado pelo governo britânico.

e) incorporação da Etiópia aos domínios italianos e à transformação do Egito em protetorado da Alemanha.

Soluções para a tarefa

Respondido por Mxoatop
37

A Libéria foi colonizada por escravos norte-amerocanos libertos, mas nunca foi integrada como domínio estsdunidense! Desta forma, a A está errada.

A independência das colônias portuguesas de Angola e Moçambique se deu na segunda metade do século XX, não do XIX. Assim, a B está errada.

O contexto de segregação racial do Apartheid, só foi implementado como lei na África do Sul no século XX, mesmo que a população megra sul-africana continuasse sofrendo racismo na época do Imperialismo. Logo, a D está errada.

A Etiópia foi uma das únicas nações adricanas que conseguiu resistir a essa etapa do neocolonialismo, principalmente europeu. E não foi por falta de tentativa. A Itália lançou uma guerra contra a nação, mas perdeu vergonhosamente. O resentimento revamchista contra a etiópia auxiliou o movimento fascista, quando no poder (século XX), lançar uma outra guerra contra a nação etiópia, qie acabou ganhando e anexando seus territórios ao Reino da Itália. Mesmo assim, foi no sécilo XX e não mo XIX, logo a alternativa e está errada.

A Conferência de Berlim, momento marcante no qie foi conhecido como "Era dos Impérios", o imperialismo/neocolonialismo, lançou nações desenvolvidas em busca de mercados consumidores, novas fontes energéticas e locais para serem translocados o excedente populacional (de desempregados, na maioria). Encontraram tais recursos em territórios principalmente africanos e asiáticos.

A conferência serviu para definir de vez quem conseguia o que na África (territorialmente), dada as constantes constestações de território entre as nações. A Alemanha recém unificada, por isso com poucas terras, chamou a reunião. Conseguiu territórios, mas acreditaram que poderiam conseguir mais ainda. Esta "sede" por busca da expansão neocolonial alemã, é uma das motivações da mesma para entrar em guerra, futuramente, com as potências da Entente, na Primeira Grande Guerra.

Perguntas interessantes