História, perguntado por dedegigante2140, 11 meses atrás

(FGV-RJ) Em 1899 o poeta britânico Rudyard Kipling, de volta à Inglaterra após uma longa estada nos Estados Unidos, escreveu um poema que teve grande impacto na época. Intitulado O fardo do homem bran co e publicado originalmente pela revista McClures, entrou para a história como um chamado à conquista imperialista. Leia um trecho desse poema: “Tomai o fardo do homem branco Enviem os seus melhores filhos Vão, condenem seus filhos ao exílio Para servirem aos seus cativos; Para manterem com trabalho árduo As raças selvagens e confusas nos arreios, Gente desgraçada, recém-capturada Meio demônio, meio criança [...]” KIPLING. Rudyard. ”0 fardo do homem branco”. McClures Magazine, 1899. a) Aponte dois elementos do poema que indiquem a pretensa superioridade europeia sobre os povos submetidos. b) Explique qual era o “fardo do homem branco” a partir do poema.

Soluções para a tarefa

Respondido por abnerpelegrini
118
a)Há momentos claros ao longo do poema em que o autor ressalta a superioridade européia frente aos povos colonizados. O autor chama a população nativa de “raças selvagens e confusas nos arreios”, sendo os adjetivos selvagens e confusas usados para destacar a inferioridade desses povos frente aos poderosos colonizadores europeus. Também podemos notar que os nativos são chamados de desgraçados, meio demônios.

b)O fardo seria a responsabilidade do europeu de transmitir aos selvagens não-brancos os seus idiomas, a religião cristã, as técnicas, a educação, a medicina e até mesmo noções de higiene.
 
Perguntas interessantes