(FGV/2012)
Sobre a formação geológica do território brasileiro, assinale a alternativa correta:
A
O Brasil não apresenta dobramentos modernos, mas apresenta vestígios de antigos dobramentos do Pré-Cambriano.
B
As províncias Mantiqueira, Borborema e Tocantins resultam de processos orogenéticos ocorridos no Cenozoico.
C
As camadas rochosas da bacia sedimentar do Paraná atestam a ocorrência de extensos derrames vulcânicos durante o Pré-Cambriano.
D
As províncias Guiana Meridional, Xingu e São Francisco figuram entre as principais bacias sedimentares brasileiras.
E
A Serra do Mar foi formada pelo ciclo orogenético ocorrido no Quaternário.
Soluções para a tarefa
A) O Brasil não apresenta dobramentos modernos, mas apresenta vestígios de antigos dobramentos do Pré-Cambriano.
O território brasileiro não apresenta um grande conjunto de montanhas pelo fato de não possuir dobramentos modernos, a exemplo da Cordilheira dos Andes. Esse tipo de estrutura geológica costuma situar-se nas áreas periféricas das placas tectônicas, enquanto o espaço do Brasil situa-se em uma porção interna ou continental da placa sul-americana.
A alternativa correta sobre a formação geológica do território brasileiro é a letra A) O Brasil não apresenta dobramentos modernos, mas apresenta vestígios de antigos dobramentos do Pré-Cambriano.
O Brasil está localizado no ponto central de uma placa tectônica, conhecida como Placa Sul-Americana, e por isso o país não é afetado pelos movimentos realizados pelas placas tectônicas, gerando assim uma boa estabilidade no território brasileiro. Ou seja, não há dobramentos modernos, e apenas vestígios de antigos dobramentos do Pré-Cambriano.
Resumindo, por se encontrar longe de área onde há convergência de placas, o Brasil é pouco afetado por terremotos ou vulcões, e quando é, estes possuem baixa magnitude, não oferecendo muitos riscos ou perigos à população.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/24731533