História, perguntado por maysapancioni265, 11 meses atrás

(FGV/2000) "Calcula-se que 35 mil homens combateram nas Brigadas Internacionais, sendo que nunca houve mais do que 15 mil brigadistas ao mesmo tempo na Espanha. Em nome da luta antifascista, quase 10 mil voluntários pró-republicanos morreram na Guerra Civil Espanhola (...) A Espanha, por sua vez, ficou sob domínio da ditadura franquista de 1939 até a morte do caudilho, em 20 de novembro de 1975 (...) Estima-se (...) que entre 28 mil e 30 mil pessoas que lutaram contra os nacionalistas tenham morrido depois da guerra, executadas ou nos cárceres. 300 mil exilados e os 8 mil republicanos entregues aos nazistas (...)." (adap. de Gisela Beiguelman - Messina)
Entre as muitas razões da derrota republicana / socialista na Espanha está:
(A) o apoio alemão aos brigadistas, que rompeu a unidade no campo socialista;
(B) o Comitê de Não-intervenção Europeu, que permitiu não somente o avanço franquista, mas também o fortalecimento da Alemanha nazista e da Itália fascista;
(C) o excessivo profissionalismo militar das Brigadas, que as afastaram do apoio popular;
(D) o caráter da reforma agrária, via Lei dos Bens Comunais, proposta pelos republicanos espanhóis, que descontentou em muito os camponeses;

(E) a forte resistência nacionalista-franquista na região da Catalunha, principalmente em Barcelona.

Soluções para a tarefa

Respondido por samueloliveira16
13

Resposta:

Letra B.

Explicação:

Diante da escalada na tensão na Espanha, foi criado o Comitê de Não-Intervenção Europeu pela Liga das Nações. Tal organismo visava delimitar o confronto dentro do território espanhol para que o conflito tomasse proporções continentais.

Tal política de não-intervenção possibilitou o crescimento dos regimes totalitários europeus, o apoio nazi-fascista ao regime franquista e derrota republicana.

Respondido por martinkoliveira
1

Entre as muitas razões da derrota republicana / socialista na Espanha está o que está posto na letra B) o Comitê de Não-intervenção Europeu, que permitiu não somente o avanço franquista, mas também o fortalecimento da Alemanha nazista e da Itália fascista;

O Comitê de Não-Intervenção foi realizado pela Sociedade das Nações com o objetivo de que a Guerra Civil espanhola não se tornasse internacional, e que ela permanecesse apenas interna.

No entanto, esse comitê não adiantou muita coisa, uma vez que a Alemanha e a Itália acabaram ajudando as forças de Francisco Franco, enquanto que a União Soviética acabava auxiliando os republicanos.

Com a vitória de Franco e seu exército, e com a derrota dos republicanos, os nazistas e fascistas acabaram se fortalecendo, aumentando seus poderes bélicos.

Veja questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/15989498

Anexos:
Perguntas interessantes