História, perguntado por duduksevero, 10 meses atrás


FEUDALISMO

O FEUDALISMO COMEÇOU A SE FORMAR NA ÉPOCA DO DECLÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO E COM AS INVASÕES E ATAQUES DOS POVOS GERMÂNICOS, HOUVE UMA REDUÇÃO DO COMÉRCIO E DAS ATIVIDADES URBANAS, ALÉM DE UM INTENSO REFÚGIO DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO DAS CIDADES PARA O CAMPO, BUSCANDO ABRIGO JUNTO AOS PROPRIETÁRIOS RURAIS. ESSE PROCESSO FOI CHAMADO DE RURALIZAÇÃO DA ECONOMIA E CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE FEUDAL, QUE TINHA A AGRICULTURA COMO BASE DA ECONOMIA.EMBORA PUDESSEM OCORRER ALGUMAS TROCAS DE PRODUTOS ENTRE DIFERENTES REGIÕES, A MAIORIA DAQUILO QUE ERA PRODUZIDO DESTINAVA-SE APENAS AO CONSUMO DOS HABITANTES DO FEUDO. O FEUDALISMO FOI UMA FORMA DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL QUE OCORREU NA EUROPA.
QUANDO OS REINOS GERMÂNICOS SE FORMARAM, A PARTIR DO SÉCULO V, TORNARAM-SE FREQUENTES AS ALIANÇAS ENTRE REIS E NOBRES: O REI DOAVA UM FEUDO A UM NOBRE E PROMETIA PROTEGÊ-LO EM TEMPOS DE GUERRA. O NOBRE, POR SUA VEZ, JURAVA OBEDECER AO REI E GUERREAR AO SEU LADO. O NOBRE QUE RECEBIA UM FEUDO TORNAVA-SE UM SENHOR FEUDAL, E DETINHA GRANDE PODER SOBRE AS PESSOAS QUE VIVIAM EM SUAS TERRAS.
CONFORME AUMENTAVAM O TAMANHO DE SUAS PROPRIEDADES E REUNIAM UM MAIOR NÚMERO DE SERVOS A SEU SERVIÇO, OS SENHORES FEUDAIS FICAVAM CADA VEZ MAIS PODEROSOS. ESSE PROCESSO RESULTOU NO ENFRAQUECIMENTO DOS REIS E POSSIBILITOU QUE OS NOBRES ADQUIRISSEM MAIOR AUTONOMIA PARA ADMINISTRAR SEUS FEUDOS.






MANSO SENHORIAL: TERRAS EXCLUSIVAS DO SENHOR FEUDAL. CAMPONESES (SERVOS) TRABALHAVAM ALI ALGUNS DIAS DA SEMANA.
MANSO SERVIL: TERRAS DE USO DOS SERVOS
MANSO COMUNAL: TERRAS DE USO CONJUNTO DO SENHOR E DOS SERVOS.

CLERO (IGREJA – CATÓLICA): OS QUE ORAM
NOBRES: OS QUE GUERREIAM
SERVOS: POVO – OS QUE TRABALHAM

A SOCIEDADE FEUDAL

A SOCIEDADE FEUDAL ERA MUITO DESIGUAL. ENQUANTO UMA PEQUENA PARCELA DA POPULAÇÃO TINHA PRIVILÉGIOS, A MAIORIA DAS PESSOAS VIVIA EM CONDIÇÕES DIFÍCEIS.
NOBREZA: ERA FORMADA POR REIS, CONDES, MARQUESES, DUQUES E BARÕES, QUE SE DEDICAVAM PRINCIPALMENTE À GUERRA E À DEFESA DE SEUS TERRITÓRIOS. OS NOBRES POSSUÍAM A MAIORIA DOS FEUDOS E OFERECIAM PROTEÇÃO AOS CAMPONESES QUE MORAVAM E TRABALHAVAM EM SEUS DOMÍNIOS. EM TROCA, EXIGIAM FIDELIDADE E UMA SÉRIE DE OBRIGAÇÕES DOS CAMPONESES, COMO O PAGAMENTO DE IMPOSTOS E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
CLERO: ERA FORMADO POR RELIGIOSOS DA IGREJA CATÓLICA, COMO BISPOS, CARDEAIS, PADRES E MONGES. ESSE GRUPO ERA DIVIDIDO EM DOIS: O ALTO CLERO E O BAIXO CLERO. A MAIORIA DOS RELIGIOSOS DO ALTO CLERO TINHA ORIGEM NOBRE. ESSES RELIGIOSOS POSSUÍAM MUITAS TERRAS E, COMO EM GERAL ERAM OS ÚNICOS LETRADOS, CUIDAVAM DA ADMINISTRAÇÃO DOS REINOS E DOS FEUDOS. O BAIXO CLERO, POR SUA VEZ, NÃO TINHA ORIGEM NOBRE E PRESTAVAM AUXÍLIO MATERIAL E ESPIRITUAL ÀS PESSOAS DE SUAS PARÓQUIAS.
CAMPONESES: BASICAMENTE ERAM OS SERVOS. PODIAM USAR ALGUMAS TERRAS DO FEUDO E, EM TROCA, DEVIAM TRABALHAR PARA O SENHOR E PERMANECER NESSE FEUDO POR TODA A VIDA. OS SERVOS NÃO ERAM ESCRAVOS, NÃO PODIAM SER COMPRADOS OU VENDIDOS.

ATIVIDADE: LEIA OS TEXTOS E ELABORE 10 PERGUNTAS COM RESPOSTAS SOBRE ELES. (5 DE CADA TEXTO).

Soluções para a tarefa

Respondido por jesianemar
5

Resposta:

fazer 5 perguntas que tenha resposta no texto

Respondido por monalisaamorim908
6

Resposta:

Perguntas primeiro texto:

1° O feudalismo começou a se formar em que época? resposta: Na época do declínio do império romano.

2° Com as invasões e ataques dos povos Germânicos, houve uma redução de que atividades e de um intenço refúgio da população para onde? resposta: Houve uma redução do comércio e das atividades urbanas, além de um intenço refúgio de grande parte da população das cidades das cidades para o campo, buscando abrigo junto aos proprietários rurais.

3° Que processo foi chamado de ruralização da economia? resposta: Foi o intenço refúgio de grande parte da população das cidades para o campo, para buscar abrigo junto aos proprietários rurais.

4° O processo chamado ruralização da economia contribuiu para o que? resposta: Contribuiu para a formação da sociedade feudal, que tinha a agricultura como base.

5° Quando os reinos Germânicos de formaram, a partir do século V, tornaram-se frequentes as alianças entre reis e nobres, como funcionavam essas relações? resposta: Funcionava assim o rei doava um feudoa um nobres e prometia protegê-lo em tempos de guerra. O nobre, por sua vez, jurava obedecer ao rei e guerrear ao seu lado . O nobre recebia um feudo tornaram-se um senhor feudal , e detinha grande poder sobre as pessoas que viviam em suas terras.

Perguntas interessantes