Festas Tipicas da bolivia
Soluções para a tarefa
Gran Poder - A festa católico-andina em homenagem ao "Señor del Gran Poder" é uma das manifestações culturais mais expressivas da Bolívia. Milhares de músicos e bailarinos tomam as ruas do centro de La Paz, expressando sua devoção com as danças típicas. Entre os grupos, se destaca a "Diablada", um desfile em que é encenada uma dramática batalha entre o Bem e o Mal. Os homens se fantasiam com máscaras demoníacas, adornadas com serpentes aladas e dragões de três cabeças que representam os espíritos malignos. Já o Bem é caracterizado pela figura da virgem. O evento, que reúne todas as camadas sociais de La Paz, pode durar 15 horas, começando nas primeiras horas da manhã e seguindo até o anoitecer. A idéia da festa é mostrar poder e agradar o santo. Os fiéis se entopem de ouro e outras jóias, e separam sua melhor roupa para o dia, sempre acreditando que se fizerem o "melhor", o receberão de volta. Todo mês de maio, sem data definida.
Carnaval - Dizem que o carnaval da Bolívia só perde mesmo em agito, tamanho e tradição para o brasileiro. Em cada região do país os dias santos são celebrados de distintas formas. Na cidade de La Paz, a bela festa de "JiskŽa Anata" é uma brincadeira com música e dança na época da colheita. As fantasias dos dançarinos de outros bailes típicos como "La Morenada" e "Los Caporales e la Saya" também garantem para a vibração e o colorido da festa. Todos os anos, em fevereiro ou março
Ano Novo Aimara - A chegada do ano novo é comemorada na Bolívia em duas datas: na ocidental e conhecida por todos, dia 1 de janeiro, e na aimara, 21 de junho, no início do solstício de inverno. Para a remota cultura já estamos no ano de 5.514. A principal festa acontece nas ruínas de Tiwanaku, a uma hora de La Paz, onde todos esperam juntos o amanhecer da noite mais fria do ano, diz a lenda. A tradição é ver a chegada do astro através da sagrada Porta do Sol, enquanto sacerdotes aimaras realizam rituais milenares e músicos tocam toadas típicas. Todos os anos, no dia 21 de junho, no complexo arqueológico Tiwanaku.
Entrada Folclórica Universitária - É uma festa típica da cidade que se caracteriza pela exclusiva participação de jovens dançarinos provenientes de diferentes universidades de La Paz. Todos os anos, no último sábado de julho.
Resposta:
Fiesta de Urkupiña - festa da virgem de Urkupiña, realizada na cidade de Quillacollo, em Cochabamba, que reúne pessoas de todo o país. Os participantes (devotos) fazem peregrinação, quebram lascas de umas rochas, levam miniaturas de casas, carros para fazerem seus pedidos, levam seus automóveis para consagrá-los a imagem, e aproveitam para comer e beber em abundancia.
Fiesta de Copacabana – festa da virgem de Copacabana, realizada na cidade de mesmo nome, em La Paz, onde os romeiros viajam largas distancias a pe em peregrinação, alem de subir um morro para pagar suas promessas, outros levam seus carros para a famosa “challa” (consagração de veículos com fogos de artifício, banho de bebida alcoólica e água benta), e festejo com musica, comida e muita bebida alcoólica.
Fiesta de Señor de milagros – festa catolica de senhor dos milagres com procissao levando a imagem pela cidade, com paradas em casas onde os moradores preparam um altar em frente de suas casas para realizaçao de rezas. Esta festa geralmente é acompanhada de muita comida e bebida alcoolica.
Carnaval – em diferentes partes do país há festejos de carnaval, com desfiles e muita manifestaçao. Mas é em Oruro que acontece a maior e mais significativa festa carnavaleira, com inumeros desfiles e danças tipicas como a diablada, a morenada, tinkus, caporales entre outras. Há um forte culto ao diabo, que é representado nas fantasias com chifres e mascara horrenda. Tambem há fantasias que representam o culto andino, na pessoa de bruxos e feiticeiros.
Todos Santos – no dia 2 de novembro é comemorado a nível nacional o dia de finados, onde há um vasto comercio de comidas, bebidas e doces para a preparação da famosa “mesa” que as famílias preparam para seus entes queridos que faleceram, com a crença de que um dia antes, ao meio dia, as almas dos mesmos chegam, passam o dia com eles comendo e participando de dita mesa, e regressam à região dos mortos no dia seguinte.
Navidad – em 25 de dezembro se celebra o natal, devido a influencia da tradição católica.
Há muitas outras festas, dentre as quais, não podemos deixar de citar as seguintes:
Año Nuevo Aymará, Año Nuevo, Fiesta de la ciudad, Día Del Mar, etc.
Como se pode ver, a maioria destas festas são o resultado do sincretismo religioso do animismo indígena com o Catolicismo Romano, que se tornaram tradição e costume no território boliviano e em suas etnias.
Explicação: