Filosofia, perguntado por Letíciapow, 11 meses atrás

festas e comemorações da mitologia grega
por favor cite algumas

Soluções para a tarefa

Respondido por Brunams415
1
Dança

A Grécia é um dos poucos países do mundo onde as danças populares são praticadas hoje com o mesmo entusiasmo com que eram praticadas antigamente. A dança sempre desempenhou um papel importante na vida dos gregos e é praticada por uma infinidade de motivos, desde expressar sentimentos e celebrar festas religiosas e vitórias bélicas, até garantir a fertilidade, superar a depressão e curar doenças. Do mesmo modo, é considerada uma das mais elevadas formas de arte. Platão e Sócrates concordavam em que todo homem culto devia saber dançar com desenvoltura, já que este exercício mantinha o corpo forte e preparado para cumprir com seu dever no campo de batalha. A dança tradicional é transmitida de geração em geração, e, desta forma, mantém-se a identidade nacional.

Comemorações

Os gregos expressam sua alegria de uma forma muito peculiar: jogar pratos no chão para quebrá-los. Este tradicional modo de expressar a felicidade foi sendo ampliado a diferentes comemorações como o aniversário, o casamento e as reuniões familiares.
Os gregos também têm o hábito de comemorar o dia do santo ao qual devem seu nome. Todos aqueles que têm o nome de um santo da Igreja Católica festejam o seu dia. Nesta data, seus familiares e amigos o visitam para felicitá-lo e dar-lhe um presente, como se se tratasse do aniversário. Para os gregos, o dia de seu santo é mais importante que o aniversário.
Uma das maiores comemorações gregas é o carnaval, conhecido como "Apokries". Tradicionalmente, ele começa dez semanas antes da Páscoa ortodoxa grega e termina no fim de semana antes da "Segunda-Feira da Purificação", no primeiro dia da Quaresma. "Apokria" significa "adeus" à época de comer carne, ou abstinência de carne, "Apo-kreo" quer dizer "longe da carne". As pessoas usam fantasias de carnaval e comemoram nas ruas e bares, jogando confetes coloridos entre si. O mais famoso desfile de Carnaval é realizado na cidade de Patras. Acredita-se que este costume tenha raízes pagãs e que sua origem esteja relacionada com as antigas festas de veneração a Dionísio, o deus do vinho.
Superstições

Alguns gregos, especialmente nos vilarejos, acreditam que alguém pode sofrer de mau-olhado, ou “matiasma”, pelo ciúme ou inveja que outra pessoa sinta dele. Os sintomas do mau-olhado são mal-estar físico e psicológico. Neste caso, um especialista em xematiasma deve fazer uma oração especial para liberá-lo dos efeitos do mau-olhado. Para preveni-lo, é preciso usar uma pedra azul com o desenho de um olho pintado sobre ela. Do mesmo modo, acredita-se que a cor azul afugente esta maldição, ainda que as pessoas que têm olhos azuis sejam seus principais transmissores.
Ao contrário da crença ocidental, na Grécia o dia de azar é a terça-feira 13 e não a sexta-feira 13.
Acredita-se que cuspir também afaste o mal, por isso é comum ver pessoas cuspirem ao escutar uma notícia que não seja de seu agrado ou que seja simplesmente ruim. Isto também é feito como uma espécie de bênção, nos casamentos ou em batizados.

Letíciapow: obrigada
Perguntas interessantes