Festa de ilusões
Falta pouco! Já não aguentava mais esperar tanto! As horas pareciam estar contra tudo e todos. Estou cansado, derrubado, liquidado... mas nada disso vai me impedir de comparecer à avenida esta noite. Tudo bem, sei que não estarei fazendo parte da bateria no momento da grande concentração, sei também que ao redor da porta-bandeira não serei eu o mestre sala, mas fico pasmo só de imaginar a emoção do folião ao redor da mulata que, ao requebrar todo aquele corpo saliente, consegue tirar até do mais parado dos mortais um olhar atrevido.
Pronto! Minha vez! A avenida é toda minha. Sou tudo e todos num corpo só. Sou o samba, sou a bateria inteira, sou o próprio carnaval. De frente ao meu carro alegórico puxo toda a felicidade que naquele momento flui de meu ser. Saúdo todos com a minha bela porta-bandeira, todos gritam e me aplaudem. Consigo até avistar no meio de tanta gente feliz uma jovem que não sei o motivo, mas caía lágrimas de seus olhos.
– João! Pra onde sê tá indo?
Meu supervisor me chama reclamando. Logo depois, outras interrogações sacudiram minha cabeça. Para onde foi meu carro alegórico? Minha porta-bandeira? E todos os que me aplaudiam? Toda aquela ilusão se desmanchara diante de mim, como chuva passageira que se desmancha no sertão.
Agora, só vejo meu carro de lixo e no lugar da bela mulher que me ajudava a saudar todos, tenho uma vassoura. E por fim, a jovem que chorava no meio da multidão existe, mas apenas como símbolo máximo de que toda essa festa não passa de três dias de ilusão.
No 2º parágrafo do texto, os enunciados se organizam, também, por meio do mecanismo sintático de coordenação. Retire esses enunciados e, a seguir, classifique as orações que os constituem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Os mecanismos utilizados são: aditiva, conclusiva, explicativa e alternativa.
Enunciados:
Pronto! Minha vez! A avenida é toda minha. (aditiva)
Sou tudo e todos num corpo só. (conclusiva)
Sou o samba, sou a bateria inteira, sou o próprio carnaval. (explicativa)
De frente ao meu carro alegórico puxo toda a felicidade que naquele momento flui de meu ser. (conclusiva)
Saúdo todos com a minha bela porta- bandeira, todos gritam e me aplaudem. (explicativa)
Consigo até avistar no meio de tanta gente feliz uma jovem que não sei o motivo, mas caía lágrimas de seus olhos. (alternativa)
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás