(FESP) Jean-Paul Sartre foi uma das figuras mais famosas e controvertidas da filosofia no século XX. No núcleo de seu pensamento esteve o problema da liberdade, especialmente tematizada no texto O existencialismo é um humanismo, de 1946. Nele, Sartre considera a questão da má-fé, que estaria em todo homem Escolha uma: a. cujo caráter está centrado na falsidade, não na verdade. b. que encara a moral como a arte, enquanto criação e invenção. c. que se refugia na desculpa que inventa um determinismo. d. que age com segundas intenções em relação àquilo que faz. e. que possui intenções dolosas frente aos outros.
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a. cujo caráter está centrado na falsidade, não na verdade.
Falso. Não é necessariamente na falsidade, mas nas leituras feitas a respeito da realidade.
b. que encara a moral como a arte, enquanto criação e invenção.
Falso. A má-fé não encara a moral como arte, mas baseia-se em uma negação de realidades.
c. que se refugia na desculpa que inventa um determinismo.
Correto. A má-fé atribui a outros (pessoas, coisas, ambiente e etc) a responsabilidade que deveria ser atribuída ao sujeito pensante.
d. que age com segundas intenções em relação àquilo que faz.
Falso. Para o existencialismo de Sartre, não é necessário agir dessa maneira para garantir um ato de má-fé.
e. que possui intenções dolosas frente aos outros.
Falso. Não é preciso ter intenções dolosas para praticar atos de má-fé, na compreensão de Sartre.
Falso. Não é necessariamente na falsidade, mas nas leituras feitas a respeito da realidade.
b. que encara a moral como a arte, enquanto criação e invenção.
Falso. A má-fé não encara a moral como arte, mas baseia-se em uma negação de realidades.
c. que se refugia na desculpa que inventa um determinismo.
Correto. A má-fé atribui a outros (pessoas, coisas, ambiente e etc) a responsabilidade que deveria ser atribuída ao sujeito pensante.
d. que age com segundas intenções em relação àquilo que faz.
Falso. Para o existencialismo de Sartre, não é necessário agir dessa maneira para garantir um ato de má-fé.
e. que possui intenções dolosas frente aos outros.
Falso. Não é preciso ter intenções dolosas para praticar atos de má-fé, na compreensão de Sartre.
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Resposta: É concebida como uma força e como espontaneidade total da pessoa que oferece para si mesma os motivos e os fins de sua ação sem ser forçada ou constrangida – interna ou externamente – por ninguém e por nada.
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