*Ferrovia e impacto ambiental*
~ Por Andressa Ferreira, 21 de junho de 2016. De acordo a norma ISO 14001, impacto ambiental é “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização. Juridicamente, o conceito de impacto ambiental refere-se exclusivamente aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente”. Um empreendimento com as dimensões de uma ferrovia afeta, de diversos modos, um extenso espaço em seu entorno. Suas áreas de influência podem ser divididas em direta, indireta e diretamente afetadas. Mas, do ponto de vista ambiental, quais seriam os impactos? Bem, a construção de uma ferrovia pode ocasionar desmatamento e alterações de comportamento dos animais silvestres, mudanças no uso do solo, risco de perda de patrimônio arqueológico e de interferência com cavernas. No entanto, para que esses impactos sejam minimizados, muitas empresas promovem programas ambientais junto à população local. É relevante citar que a implantação de uma ferrovia implica a modificação da cobertura do solo. Ao se retirar a cobertura vegetal de um solo, ele irá perder sua consistência, ou seja, a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar em menor quantidade devido à falta de cobertura vegetal, podendo gerar instabilidade do solo e/ou erosão causada pelo aumento da parcela de escoamento superficial. É comum sempre associar “impacto” a algum prejuízo para a natureza e também para pessoas. Mas, na verdade, um impacto pode ser positivo ou negativo. Sendo positivo, ele representará um benefício para natureza e pessoas, como, por exemplo, a redução do número de acidentes nas rodovias ou o aumento das oportunidades de trabalho para a população. Ambientalmente, haverá economia nas emissões de gases do efeito estufa, isso porque o numero de caminhões circulando será bem menor. Vale ressaltar que a ferrovia é um modal muito relevante, com custos de manutenção menores comparados a outros, e que sua construção inevitavelmente demanda espaço, que muitas vezes é um espaço ambiental. Cabe às empresas responsáveis por sua construção, além de respeitarem, serem amigas do meio ambiente para que ocorra uma perfeita parceria.
A partir da leitura acima responda as questões a seguir:
1–Qual é o tema central do texto.
2 – Qual o posicionamento da autora quanto aos pontos positivos e negativos das ferrovias.
3 – Você acha que durante a implementação das ferrovias no segundo reinado na houve preocupação com os impactos ambientais?
Soluções para a tarefa
1–Qual é o tema central do texto.
2 – Qual o posicionamento da autora quanto aos pontos positivos e negativos das ferrovias.
3 – Você acha que durante a implementação das ferrovias no segundo reinado na houve preocupação com os impactos ambientais?
1 - Impactos ambientais na construção de uma ferrovia.
2 - Existem aspectos positivos e negativos. O que tem de haver é uma parceria entre as empresas responsáveis pela construção, pois além do respeito devem ser amigas do meio ambiente.
3 - Deve ter havido, pois D. Pedro II era amigo da natureza e era a favor da preservação. Foi o fundador do Jardim Botânico no RJ e no seu reinado foi construída a 1a. ESTRADA DE FERRO do país.
Bons estudos
Dúvidas acesse
https://brainly.com.br/tarefa/4461173
Att Moderadora mestre Penha Ferreira ♡♡♡♡♡