Química, perguntado por sgsoaresadv6366, 1 ano atrás

Ferro metálico reage espontaneamente com íons Pb2+, em solução aquosa. Esta reação é representada por:

Fe + Pb2+ → Fe2+ + Pb

Monte o esquema desta pilha indicando: cátodo, ânodo, espécie que oxidou e a espécie

que reduziu, solução que concentra e a que diluí, eletrodo que sofre corrosão e o que

sofre deposição, semi-reações e reação global.

POR FAVOR AJUDEM

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiolabenchimol
91

Resposta:

Reação global: Fe⁰ + Pb²⁺ => Fe²⁺ + Pb⁰

Semi-reação do ânodo – oxidação – polo -: Fe → Fe²⁺ + 2e⁻

Semi-reação do cátodo – oxidação – polo +: Pb²⁺ + 2e⁻ → Pb

Explicação:

Temos o ferro neutro (Fe) no reagente e o cátion ferro II (Fe+2) no produto, fato este que indica a oxidação do ferro. Além disso, temos no reagente o cátion chumbo II (Pb+2) e o chumbo neutro (Pb) no produto, fato este que indica a redução do cátion chumbo. Assim: ocorre diminuição da massa do eletrodo de ferro, porque o ferro metálico está sofrendo oxidação, formando o cátion ferro II que é dissolvido na água.

Fe = Oxidou e sofreu corrosão

Pb= Reduziu e sofreu deposição

Bom, espero ter ajudado de alguma forma!

 

Respondido por bryanavs
29

A reação global será de Fe^0 + Pb²+ >>> Fe²+ + Pb^0.

Vamos aos dados/resoluções:

Células Galvânicas (que fazem parte da vertente de eletroquímica) são aqueles tipos de dispositivos específicos que acabam permitindo a produção de energia elétrica ou de uma reação química. Ou seja, caso outra solução seja adicionada, acaba existindo um "futuro" que quando o sal reaja com a placa, não desenvolva o fluxo de elétrons.

Analisando cada questão por sua vez, será:  

Alternativa a) É falsa porque os cátions que são formados de Ferro II (Fe2+) não fazem um tipo de migração para o eletrodo de ferro (até porque eles já fazem parte do sistema de eletrodo de ferro).  

Alternativa b) É falsa porque o depósito em si deverá fluir com seu eletrodo e dessa forma o chumbo metálico irá mixar no eletrodo de chumbo, fazendo com que o ferro deposite no eletrodo de ferro.

Alternativa c) É verdadeira porque existe a doação de elétrons do ferro metálico para o chumbo (fazendo com que o ferro deixe de ser sólido, adentrando o grupo da solução de ferro).

Alternativa d) É falsa porque não existe migração de elétrons pela ponte salina, os elétrons acabam fluindo pela parte externa do sistema (que por sua vez, está por conta do condutor).  

Alternativa e) É falsa porque tem uma regra que exprime essa ideia, no que diz respeito a eletrodos e suas funções (onde ânodo oxida e o cátodo reduz). Logo, no eletrodo de chumbo redução, ele acaba sendo o cátodo.

Para saber mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/3007049

espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas interessantes