ferramentas para avaliação de investimento
Soluções para a tarefa
PayBack
O payback é considerado o método mais básico para analisar a viabilidade de um investimento. Esse cálculo determina o tempo necessário para recuperar o valor investido. O investimento pode ser, por exemplo, a contratação de um funcionário, a compra de novo equipamento ou a abertura de uma nova loja.
Como avaliar os resultados?
A premissa principal do método é que quanto maior for o período de payback, mais arriscado o investimento é, sendo menos atrativo para a empresa. O risco está associado à liquidez do investimento, quanto maior, maiores as chances de prejuízos para a organização.
Valor Presente Líquido (VPL)
Outra forma de analisar os investimentos realizados, é calculando o Valor Presente Líquido (VPL), considerado um modelo mais sofisticado que o payback. O valor do dinheiro no tempo e o custo de capital da empresa são considerados no VPL, fornecendo um cenário mais realista sobre o investimento.
Como avaliar os resultados?
Entende-se que quando o VPL é maior que zero, o investimento é viável, uma vez que apresenta retorno para a empresa. Quando o valor é igual a zero, o investimento não representa nem prejuízos, nem ganhos monetários. Entretanto, se o valor do VPL for menor que zero, o investimento é inviável.
Taxa Interna de Retorno (TIR)
A terceira forma de fazer a análise de investimentos é usando a Taxa Interna de Retorno (TIR). Ela é considerada um complemento ao VPL, uma vez que representa a taxa de desconto que equipara seu valor a zero, fazendo com que as entradas sejam iguais às saídas e refletindo os ganhos reais do projeto.
Como avaliar os resultados?
O valor da TIR deve ser comparado com a TMA definida no investimento. Caso a TIR seja maior, o projeto é lucrativo e traz o retorno esperado pela empresa, porém, se o valor é igual ou menor, o projeto é inviável.