(FERPAR) As reformas em curso na China, que incluem o fim da política do filho único, são tentativas de caminhar para um modelo com mais ênfase em consumo, serviços e inovação. “A política do filho único, estendida por tempo demais, significou que o apoio aos idosos ficou cada vez mais escasso. Com uma rede de proteção social insuficiente, a poupança pessoal cresceu como forma de guardar para a aposentadoria”, diz um relatório recente do Morgan Stanley.
Com base no texto e em conhecimentos sobre o assunto, julgue as afirmativas.
( ) A introdução da política do filho único na China teve início no governo de Deng Xiaoping, quando o país abriu zonas especiais a investimentos estrangeiros, no modelo conhecido como “economia socialista de mercado”.
( ) A ideia do controle de natalidade, imposta pelo governo comunista chinês desde o final dos anos 70, era a de conter a explosão demográfica, pois havia o receio de que o crescimento populacional constituísse uma ameaça aos planos de expansão econômica do país.
( ) O atual quadro de envelhecimento da população chinesa resultou, basicamente, da combinação entre a queda da taxa de fecundidade e o aumento da longevidade da população.
( ) Comparativamente ao Brasil, o aumento da população de idosos na China não exerce significativa pressão sobre os serviços de saúde e previdência social. Isso se deve basicamente ao sucesso da ampla disseminação dos benefícios sociais proporcionados pelo modelo comunista.
( ) O equilíbrio de gênero que caracteriza a população chinesa (distribuição equitativa entre homens e mulheres) tem facilitado o ingresso da população feminina no mercado de trabalho, fato que explica, em parte, a redução do crescimento vegetativo que vem ocorrendo nos últimos anos.
A sequência correta é:
V, V, V, F, F.
F, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.
V, V, V, V, V.
F, F, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta: V - V - V - F - F
Espero ter ajudado!
Respondido por
1
A Política do Filho Único foi implementada com o objetivo de reduzir o avanço populacional na China, pois antes desta implantação o país passou por vários problemas como por exemplo a fome. Assim, as afirmativas são classificadas como V – V – V – F – F. (Gabarito A)
Analisando as afirmativas falsas sobre a China
- IV - FALSO, pois independente do país, o número de idosos gera uma elevação nos custos da previdência social, assim como também elevados gastos com saúde.
- V - FALSO, porque o ingresso de mulheres na China sempre diminui e essa situação pode piorar com a possibilidade do fim da política de filho único.
Entenda mais sobre a política na China em: https://brainly.com.br/tarefa/36958552
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás