Feromônios são substâncias químicas secretadas por um indivíduo que permitem a comunicação com outro indivíduo da mesma espécie. Cada espécie possui o seu próprio "código" de comunicação baseado nas diferenças estruturais dos compostos.O primeiro feromônio de inseto foi isolado e identificado em 1959 por um pesquisador alemão chamado Butenandt. O inseto empregado foi a mariposa do bicho-da-seda Bombyx mori, e a estrutura química atribuída ao feromônio sexual dessa espécie, conhecida como bombicol, é constituída de 16 carbonos presentes numa cadeia aberta, tendo duas duplas ligações nas posições 10 e 12, e um radical hidroxila em uma das extremidades da cadeia e recebendo o nome oficial de hexa-10,12-dien-l-ol.A representação correta da estrutura química do bombicol é:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Olá
O Bombicol (hexa-10,12-dien-l-ol) é uma substancia de cadeia aberta e contem 16 carbonos, tem duas duplas ligações no carbono 10 e 12.
Na agricultura o Bombicol é utilizado para controlar a praga Bombyx mori (Bicho-da-Ceda).
Armadilhas são montadas e esse feromônio é colocado como um atrativo para os machos que pensão que se trata de uma fêmea pronta para copular, os machos ficam presos e assim a taxa de copula cai, diminuindo assim a praga no campo.
Segue em anexo a estrutura química do Bombicol.
Espero ter ajudado.
Anexos:
Perguntas interessantes
ENEM,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás