Fernando trabalha há 6 anos em um laboratório de pesquisa na área de microbiologia. Ele precisa fazer um experimento com Mycobacterium tuberculosis. Nessa situação, responda: 1. Indique o nível de biossegurança exigido para a situação, bem como 3 exemplos de equipamentos de proteção coletiva recomendados para esse nível de biossegurança. 2. Especifique detalhadamente os EPIs que Fernando deve usar para fazer o experimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Nível de Biossegurança 3 é destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco 3 ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco 2. Os EPC (equipamentos de proteção coletiva) são cabine de segurança biológica, lava-olhos, extintores de incêndio.
2. Proteção para o rosto (máscaras de proteção, protetor facial, óculos de proteção ou outra proteção para respingos), roupas apropriadas como jalecos, gorros ou uniformes de proteção, dentro do laboratório. Uso de luvas de borracha nitrílica ,utilizadas , quando houver um contato direto com materiais e superfícies potencialmente infecciosas
Explicação:
1. Para o experimento com Mycobacterium tuberculosis o laboratorio, o nível de Biossegurança 3 é destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco 3 ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco 2. Para este nível de contenção são requeridos além dos itens referidos no nível 2, desenho e construção laboratoriais especiais. Deve ser mantido controle rígido quanto a operação, inspeção e manutenção das instalações e equipamentos e o pessoal técnico deve receber treinamento específico sobre procedimentos de segurança para a manipulação destes microrganismos. Os EPC (equipamentos de proteção coletiva) são cabine de segurança biológica, lava-olhos, extintores de incêndio.
2. Fernando deverá adotar medidas de segurança e utilizar os seguintes EPI´s :
- Proteção para o rosto (máscaras de proteção, protetor facial, óculos de proteção ou outra proteção para respingos) deve ser usada para prevenir respingos ou sprays proveniente de materiais infecciosos ou de outros materiais perigosos, quando for necessária a manipulação de microrganismos fora das cabines de segurança biológica.
- Utilização de roupas apropriadas como jalecos, gorros ou uniformes de proteção, dentro do laboratório.
- Uso de luvas de borracha nitrílica ,utilizadas , quando houver um contato direto com materiais e superfícies potencialmente infecciosas ou equipamentos contaminados.
Resposta:
1. - nível de biossegurança 3 (NB-3):
EPCs indicados para essa situação -
cabine de segurança biológica classe II B2 ou B3
chuveiros para a equipe
filtros absolutos tipo HEPA
autoclave na área de biocontenção
2. macacão de manga longa
sapatos fechados
luvas de silicone ou látex
máscara N-95 adequada
touca e óculos de proteção ou protetor facial
Explicação: