Fernando é uma criança de 8 anos, está no 2º ano do ensino fundamental e não consegue manter a atenção em sala de aula. Seus cadernos são desorganizados, sua agenda está permanentemente atrasada, as tarefas não são realizadas e, quando são, é apresentando certo desleixo. Fernando demonstra que não está contente com sua presença em sala de aula, evidenciando tal situação através de constantes saídas da sala para ir ao banheiro, por exemplo. Em geral, ele demonstra aptidão para a prática esportiva (lutas marciais, em especial), bem como os cuidados com seu animal de estimação, um cão da raça Pug. Fernando foi encaminhado por sua professora ao setor psicopedagógico da escola, em especial aos seus cuidados, pois ela acredita que você faz um bom trabalho e é dedicado. Considerando Fernando como uma criança que necessita de auxílio psicopedagógico, proceda com a observação do aluno. Lembre-se de que, em comparação com os questionários, a observação tem a vantagem de uma maior objetividade. Para isso, construa um instrumento de observação, contendo tópicos que considere importantes para a atividade, justificando as razões de sua escolha. Não se esqueça de que deverá destacar também quantas sessões de observação você realizará, pois, para a professora de Fernando, é importante esta informação, uma vez que é necessário prever em seu planejamento que a presença de outro adulto em sala de aula pode gerar certa curiosidade por parte dos demais alunos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Você deverá ser capaz de construir um roteiro de observação apontando tópicos como:
- Local de observação
- Interação (com colegas, professores e equipe de apoio escolar)
- Reações quando questionado
- Foco
- Resiliência
- Rotina
- Material escolar
- Situações atípicas
Explicação:
Segue abaixo instrumento de observação, que servirá como embasamento para a intervenção psicopedagógica a ser feita junto ao aluno Fernando, de 8 anos, do 2º ano do Ensino Fundamental.
Observação na Psicopedagogia Clínica
A Psicopedagogia Clínica caracteriza-se como a forma de entender o aprendente, tendo como base seu contexto pessoal: história, vínculos dentro da família, modos de aprendizagem, aliando o saber com o conhecimento do aluno.
Neste cenário, a observação torna-se imprescindível para que se chegue ao caminho certo de uma intervenção psicopedagógica bem sucedida, sendo por meio desta que o profissional terá a oportunidade de conhecer este universo do aprendente, reconhecendo as barreiras que impedem seu sucesso no aprendizado.
No caso de Fernando, a observação terá como método a EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem, criada por Jorge Visca, professor de origem argentina. A EOCA estuda a conduta do aluno quando em aprendizado, no que se refere à sua condição cognitivo-afetiva. Ocorrerá em apenas uma sessão.
O aluno terá materiais de desenho e brinquedos à sua disposição, e conforme a conversa for acontecendo e a criança for agindo com os instrumentos, será possível observar diversos comportamentos e reações, sendo possível, depois disso, identificar a sua modalidade de aprendizagem, além de montar um sistema de hipóteses.
Mais informações sobre instrumento de observação podem ser encontradas neste link: https://brainly.com.br/tarefa/24252106
#SPJ2