Fernanda é professora de português e trabalhar em uma escola pública com a turma de 7ª ano do ensino fundamental. Para cumprir o currículo educacional ela deve trabalhar com algumas obras da Literatura Infantojuvenil, mas a escola não tem biblioteca. Você na posição de educador como disponibilizaria o contato com a Literatura Infantojuvenil para seus alunos sem ter uma biblioteca? Quais estratégias poderiam ser desenvolvidas para que o estudante tivesse mais acesso a leitura? Pense em um plano de ação para resolver esse impasse e registre sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas.
Soluções para a tarefa
olá!
no caso em questão a professora poderia escolher algumas obras de diversos autores e assim levar fragmentos para que os alunos pudessem conhecer melhor. além disso, poderia ser feita a leitura dos texto através de ferramentas da tecnologia da informação como computadores ou celulares.
a professora também poderia apresentar autores famosos que foram importante para literatura e contar um pouco acerca de cada livro escolhido para ser apresentado. além disso, também poderiam ser feitas pesquisas pelos alunos sobre as temáticas dadas.
espero ter ajudado!
Para se ter uma educação de qualidade, os professores sempre terão que estar prontos para enfrentar as divergências que surgem no meio do caminho, terão que enfrentar situações e encontrar soluções para resolver a todo e qualquer tipo de problema. Nem sempre os professores encontraram materiais para conseguir trabalhar, e para isso, terão que colocar a cabeça pra funcionar, encontrando outros meios de ensinar. Uma pesquisa sobre os principais autores da literatura portuguesa poderá ser feita antes da aula começar, o educador deverá se preparar para conseguir dar aula mesmo que seja sem livros, com o intuito de abordar o tema de forma que os alunos entendam e tenhas maior participação na aula. O educador poderá fazer cópias e distribuir para seus alunos acompanharem o que está sendo exposto.