Férias na Antártica quanto você, vento, dá em volta de se mesmo. Mas tempo vai, …
nósFérias na Antártica (trecho)
caça ao tesouro
desde pequenas, sabemos que os piratas dão a vida para encontrar tesouros. e nós ficamos impressionadissimas quando o nosso pai disse em nossa primeira viagem a que iríamos procurar um tesouro deixado anos atrás por ele e seus amigos em um lugar chamado pleneau. pensávamos: “pleneau, onde fica esse lugar? o que será que é esse tesouro? como iríamos encontrá-lo no meio da neve?” estávamos curiosas. não conseguimos descobrir mais nada.
o que sabíamos era que, quando esse tesouro foi guardado, cada um do grupo de amigos do nosso pai escolher uma coisa que gostava para deixar escondida, e também que tudo estava dentro de uma caixa laranja. provavelmente a caixa era desta cor para ficar mais fácil de ser encontrada no gelo.
contávamos com ajuda de um GPS, mas como nosso pai dizia, tinhamos que ter sorte, porque ele tem uma margem de erro de até 10 metros. isso representa muito trabalho no meio daquela Neve toda! começamos a cavar o buraco torcendo para encontrar logo. cavamos, cavamos e cavamos e, quando ninguém mais aguentava cavar, nosso pai continuou sozinho.
a escavação durou mais três dias e, é Claro, o único que continuou cavando foi nosso pai. a essa altura, o que fazia vamos era ficar reclamando porque ele não havia encontrado nada ainda! mas, finalmente, depois de cavar um buraco do tamanho de um elefante, nós vimos a tal caixa laranja e começamos a gritar.
tivemos duas grandes surpresas. uma era que havia uma dura placa de gelo por cima da Caixa. podíamos vê-la, mas era impossível chegar até ela. mas trabalho para o nosso pai... foi duro, mas finalmente conseguimos alcançá-la! a outra surpresa era que, depois de quase explodirmos de alegria, ficamos paralisadas, não pelo frio, mas porquê vimos dentro da caixa apenas uma garrafa {...}, um cabo azul, um pouco de dinheiro e algumas fotos. ficamos sem graça... e a Marininha foi quem perguntou: “mas pai, cadê as joias, as pérolas e os colares de diamantes?”
a sensação de decepção durou alguns dias porque tinha dado muito trabalho para achar. mas nós tivemos uma ideia: fazer um tesouro para deixar escondido no mesmo lugar. Ali colocamos coisas que nós gostamos, como pequenos brinquedos,pre-silhinhas de cabelo e desenhos feitos por nós. assim, já teríamos um bom motivo para voltar para lá. e esse tesoura nós mesmas fizemos e nosso pai nos ajudou a escondê-lo num lugar secreto.Esse,sim, se tornou um tesouro de verdade para nós.
1) marque um x na frase que melhor resume o texto“caça ao tesouro”
a) três meninas procura um tesouro na Antártica, mas não o encontraram.
b) três irmãs ajudam o pai a desenterrar um tesouro na Antártica.
c) três meninas contam os perigos que correram numa viagem a Antártica.
2) podemos afirmar que o pai das meninas conhecia a região onde estava o tesouro?
sim
não
3) o texto é narrado na 1° pessoa do plural. sublinhe, no texto, formas verbais e pronomes que comprovem isso.
4) os fatos relatados em “caça ao tesouro” aconteceram de verdade ou foram criados pelas autoras? Explique.
5) como as irmãs se sentiram quando o pai disse que iria procurar um tesouro? que trechos do primeiro parágrafo mostram esse sentimento?
6) quando o tesouro é encontrado, as meninas tem duas surpresas.
a) quais foram as surpresas?
b) decepcionada com tesouro, que ideia elas tiveram?
7) o texto “caça ao tesouro” trata de situações que:
a) aconteceram no passado.
b) acontecem no presente.
c) acontecerãono futuro.
8) copie, do texto, quatro palavras que justifique sua resposta a atividade anterior.
respondam ppfv
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
2
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
minha professora passou essa mesma atividade, acho que a gente tá na mesma sala...
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Administração,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás