(FEPESE, 2006 adaptado) Segundo Martinelli em sua obra de referência sobre a história do Serviço Social: Serviço Social: Identidade e Alienação (2005) nos aponta fatos que marcaram o surgimento da profissão. Analise as afirmativas abaixo: I.A origem do Serviço Social como profissão tem a marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis subjacentes – alienação, contradição e antagonismo, pois foi neste vasto caudal que ele foi engendrado e desenvolvido. II.A ausência de identidade profissional e a fragilidade da consciência social da categoria profissional impediram-na de ingressar no universo da "classe em si" e da "classe para si" do movimento operário. Não reunindo condições para realizar o percurso em direção a uma consciência crítica política, a profissão não conseguiu, até mesmo por seus limites corporativos, participar historicamente da prática política da classe operária, tendo sido absorvida pela tecno-burocracia da sociedade do capital. III.É uma profissão que nasce articulada com um projeto de hegemonia do poder burguês como uma importante estratégia de controle social, como uma ilusão de servir, para, juntamente com muitas outras ilusões criadas pelo capitalismo, garantir-lhe a efetividade e a permanência histórica. IV.Transitando permanentemente pela relação capital-trabalho, a profissão, por força de sua identidade atribuída e como estratégia do capitalismo, acabou não respondendo prontamente às demandas do capital, proporcionando uma crise aparente nas características de instrumentos de reprodução das relações sociais de produção capitalista. V.Aderindo firmemente à prática como um verdadeiro fetiche, penetrou através dos flancos abertos pela fragilidade política da categoria profissional, passando a substituir a consciência na sua insubstituível tarefa de indicar a direção da caminhada, de definir as perspectivas de prática dos agentes, tendo por referência o projeto mais amplo da própria sociedade. Estão corretas somente: A) I, II, III e V B) I, II, III e IV C) II e III D) I E) III, IV e V Letra (A) é a correta
Soluções para a tarefa
Resposta:B)l,ll,lll e lV
Explicação:
Eu eliminei as menos prováveis e restou as mais provável.
O trabalho social teve sua origem na história colonial do País, onde houve um projeto de hegemonia de poder burguês. Por isso ela é uma profissão marcada pelo capitalismo. Sendo assim a alternativa correta é a letra B: I, II, III e IV.
Serviço social
O trabalho social no Brasil tem suas raízes na história colonial do país. Ela foi uma profissão que teve origem com um projeto de hegemonia de poder burguês. Durante o período colonial, o trabalho social foi prestado em sua maioria pela Igreja Católica. Após a independência do Brasil de Portugal em 1822, o novo governo assumiu a responsabilidade do bem-estar social.
Entretanto, foi somente no final do século XIX que o trabalho social começou a se desenvolver como uma profissão. No início do século 20, a educação para o trabalho social foi introduzida no Brasil. A primeira escola de trabalho social foi fundada no Rio de Janeiro em 1919.
Para saber mais sobre serviço social, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/23720599
#SPJ2