História, perguntado por meliodasdeomnio19, 9 meses atrás

Fenômeno natural, que assolava navegadores da Expansão Marítima e que está relacionado ao mar, em que as águas ficam paradas por horas, dias e até meses:
calmaria tormentas correntes marítimas ventos favoráveis neblina

Soluções para a tarefa

Respondido por guizinho1296
1

Resposta:

"Não estamos detectando manchas ao sul de Salvador. Temos a esperança de que ela esteja contida nessa latitude", disse em audiência no Senado nesta quinta-feira (17/10) o Almirante Alexandre Rabello de Faria, da Marinha do Brasil.

Nesta quinta, por exemplo, novas manchas apareceram no litoral sul de Pernambuco, depois de 31 dias após deixarem o Estado livre do problema. Alagoas e Sergipe voltaram a registrar grandes surgimentos esta semana em áreas que já haviam sido atingidas anteriormente.

Mas qual seria motivo de as manchas "darem a volta" para repoluírem os mesmos lugares por onde o óleo já havia passado?

Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil apresentaram algumas hipóteses que ajudam a entender o fenômeno. Entre as possíveis causas estão as correntes marítimas, o vento e próprio ciclo natural do oceano.

O professor Rivelino Cavalcante, do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), acredita que o retorno das manchas é algo natural, já que o material lançado na areia é recolhido de volta ao oceano na maré alta.

"A maré pega elas de volta e leva mais para frente. É um processo natural, até ela ficar de vez. E isso quando ela encontra pedras, ou uma praia que tenha uma declividade menor, onde ela tende a ficar de vez", explicou.

Segundo Cavalcante, uma das características desse problema é que, quanto mais manchas são lançadas fora da água, "mais elas vão se dispersando e passando de tamanhos grandes para menores".

O oceanógrafo e professor Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Claudio Sampaio explica que as correntes marítimas explicam que o óleo tenha chegado novamente a Alagoas e Pernambuco.

"O que observamos é que o petróleo que estava no litoral baiano está sendo transportado pela corrente marítima do Brasil, que tem origem norte-sul. Esse óleo que chegou ontem e hoje no litoral norte de Alagoas provavelmente é fruto de pequenas correntes mais costeiras, que, influenciadas pelo padrão do vento, fizeram com o que esse petróleo que ainda está no mar fosse transportado mais ao norte e chegasse na praia", diz

Explicação:


meliodasdeomnio19: mano n e isso que eu quero
eu quero as alternativas
Perguntas interessantes