Sociologia, perguntado por gabysnalmeida, 1 ano atrás

FEMINISMO - Quais causas permanecem e quais são novas ?

Soluções para a tarefa

Respondido por ManualDaManuh
2
As quatro ondas feministas:

1- A primeira onda: voto feminino

A primeira onda, que podemos localizar temporalmente do fim do século XIX até meados do século XX, foi caracterizada pela reivindicação, por parte das mulheres, dos diversos direitos que já estavam sendo debatidos — e conquistados — por homens de seu tempo.

2- A segunda onda: o pessoal é político!

A segunda onda tem seu início em meados dos anos 50 e se estende até meados dos anos 90 do século XX; mas, geralmente, quando nos referimos ao feminismo de segunda onda, costumamos querer dizer mais especificamente do feminismo radical, que teve seu início (e sua fase mais ativa) nas décadas de 60 e de 70. Costumamos caracterizar a segunda onda como a fase da luta pelos direitos reprodutivos e das discussões acerca da sexualidade.

3- A terceira onda: punk, intercecionalidade, e pós modernidade.

Os anos 90 foram marcados por diversas mudanças profundas na sociedade ocidental. Tivemos o fim da União Soviética e a queda do muro de Berlim. As ditaduras na América Latina também começaram a se dissolver, o neoliberalismo e o hiperconsumismo se espalharam com toda força pelo mundo; e, junto a isso, o imperialismo cultural estadunidense foi crescendo ainda mais. Tecnologicamente, a internet causou uma revolução em termos de comunicação, e o feminismo não demorou a invadi-la também.

4- Quarta onda?
Parte da academia já afirma existir uma quarta onda do feminismo, caracterizada principalmente pelo uso maciço das redes sociais para organização, conscientização e propagação dos ideais feministas. Apesar de não haver uma coesão teórica, são apontadas como pautas frequentes a cultura do estupro, a representação da mulher na mídia, os abusos vivenciados no ambiente de trabalho e nas universidades, e a postura de denúncia e de recusa ao silenciamento. As palavras-chave da quarta onda são “liberdade” e “igualdade”, independentemente do que isso signifique.

Fonte: https://medium.com/qg-feminista/o-que-são-as-ondas-do-feminismo-eeed092dae3a

ManualDaManuh: As novas causas sao as da quarta onda feminista
Perguntas interessantes