Ed. Técnica, perguntado por franci1516, 3 meses atrás

Felipe étécnico em eletrotécnica, numa empresae eleestá precisandoverificar qual a tensão instalada nas bancadas, considerando que elepossuitomadasindustriais (2P+T,220v.AC)e(3P+T,380v.AC)nasaladamanutenção,considerequeeleiráutilizar omultímetro digitalpara fazer as medições.Verifiquequal a forma correta de medir tensãocom o multímetroda imagem abaixo. Descreva a escala a ser utilizada,aforma correta das pontas de prova no multímetrosendo elascom a cor preta e vermelha,in-diquese o mesmo irá colocar as pontasem serie com o circuito ou paralelonas toma-dasequais os valoresde tensãoentre os “P”que irão aparecer considerandoo circuito como ideal.

Anexos:

nascimentocarl32: Você obteve a resposta ?

Soluções para a tarefa

Respondido por saulowm
2

A tensão elétrica na tomada 2P+T é 220V fase e neutro e a tomada 3P+T é 380V entre as fases (três "Ps"), medição realizada na escala de tensão alternada no multímetro de 600V.

As pontas de prova deverão ser conectadas ao medidor, sendo a vermelha em VmAΩ e a preta em COM.

Como medir uma tensão elétrica com um multímetro?

Vamos entender os passos para uma medição correta de tensão elétrica, lembrando de tomar as devidas medidas de segurança como não entrar em contato direto com uma parte energizada em baixa tensão.

Passo 01: conexão das pontas de prova no multímetro

Para a correta medição, é importante se ater à grandeza que será medida para que as pontas de prova sejam corretamente conectadas ao medidor.

A medição de tensão elétrica (alternada ou contínua), correte contínua até 200mA e resistência, devemos conectar a ponta de prova vermelha em VmAΩ e a preta em COM. Para correntes elétricas contínuas de 200mA até 10A, a ponta de prova vermelha é encaixada em 10A DC e a preta em COM.

Passo 02: ajustando a grandeza e escala

A grandeza que mediremos é tensão alternada e os valores prévios informados vão de 220V a 380V. Por essa razão, a escala do multímetro deverá ser ajustada para 600V, indicando que a escala é maior que a maior a ser medida. Caso a uma medição seja maior que a escala do aparelho, aparecerá "O.L." (over load) e a escala deverá ser aumentada.

Dessa forma, devemos girar o botão no sentido horário uma única vez para a ponta indicadora vermelha ficar em 600V na grandeza alternada (V~). Isso inclusive ligará o aparelho.

Passo 03: medição da tensão.

Preferencialmente, devemos colocar a ponta vermelha na fase (em corrente alternada) ou no positivo (em corrente contínua) para uma medição correta. A inversão das cores só afetará medições em corrente contínua ao indicar um sinal negativo no display.

Assim, as medições deverão ser nos pontos P das tomadas indicando que é um circuito energizado (fase ou neutro), pois o T indica que é um circuito de proteção ("terra") e a medição terá outros valores.

Logo uma ponta de prova será colocada num pino ou ponto P da tomada, podendo ser a vermelha e a outra (a preta) no outro pino P da tomada.

Passo 04: anotando os valores medidos.

Para a situação da tomada 2P+T, a medição de tensão elétrica entre os pinos P deverá indicar 220V ou um valor próximo a este. E para as tomadas 3P+T, a medição entre os pinos P da tomada deverão indicar 380V (aproximadamente), independente de quais dois pinos P se deseja medir. Como é um circuito ideal, aparecerá 220V e 380V.

Geralmente, a tensão elétrica no Brasil é 127V entre fase e neutro e 220V entre fase e fase ou 220V entre fase e neutro e 380V fase e fase. Contudo, algumas indústrias podem ter valores diferentes em suas instalações.

Saiba mais sobre tensão, resistência e corrente elétrica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/43761151

#SPJ1

Perguntas interessantes