Filosofia, perguntado por jociellyperotoni, 1 ano atrás

felicidade na teoria de platao

Soluções para a tarefa

Respondido por faltainteligencia
17
Platão baseou sua teoria ética na proposição de que todos os homens desejam a felicidade. É lógico que, algumas vezes, os homens agem de uma maneira que não traz felicidade. Mas só agem assim porque não sabem quais são as ações que os farão felizes. Platão afirmou também que a felicidade é conseqüência natural de um estado sadio da alma. Já que a virtude moral forma a saúde da alma, todos os homens devem querer ser virtuosos. Às vezes, os homens não procuram ser virtuosos, mas só fazem isso porque não percebem que a virtude traz a felicidade. 

Assim, para Platão, o problema básico da ética é um problema de conhecimento. Se um homem sabe que a virtude moral leva à felicidade, naturalmente agirá de modo virtuoso. Platão distingue-se de muitos filósofos cristãos, que tendiam a encarar o problema básico da ética como um problema da vontade. Esses filósofos afirmam que muitas vezes um homem sabe o que é moralmente certo, mas se defronta com o grande problema de querer fazê-lo. 

Platão afirmava que é pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque o comportamento imoral é o sintoma de uma alma doente. Também é pior para o homem que comete uma injustiça não ser punido do que sê-lo, já que a punição ajuda a curar até a mais grave das doenças.
Perguntas interessantes