Fele tudo o que você sabe sobre Administração Científica
Soluções para a tarefa
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Administração Científica de Taylor. A Administração Científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. ... Taylor buscava, com isso, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção da empresa
Em seu principal livro, Principles of Scientific Management (Princípios da Administração Científica), Taylor estabelece quatro princípios:
• Planejamento – substituição dos métodos empíricos por métodos científicos;
• Seleção e preparo – seleção por aptidões e treinamento para cargos específicos;
• Controle – supervisão para que o trabalho seja executado conforme tenha sido estabelecido;
• Execução – disciplina no trabalho.
A administração Cientifica desenvolvida por Taylor trouxe algumas vantagens, sendo elas:
• Otimização dos espaços, movimentos e padronização de ferramentas;
• Melhoria dos salários dos trabalhadores;
• Redução dos esforços dos trabalhadores na produção.
Porém também existem desvantagens. Como o objetivo era melhorar a eficiência por meio dos estudos dos tempos e movimentos, os trabalhadores passaram a sentir-se explorados.
A forma de seleção também proporciona um sentimento de que o empregador ignora as necessidades e desejos do trabalhador, ao qual não é dado sequer o direito de expressar sua opinião.
Tudo isso faz com que o trabalhador se sinta como uma máquina, conquanto tenha a consciência de que é um ser humano com valores, necessidades, desejos e opinião, causando, assim, insatisfação e desmotivação.
ESPERO TER AJUDADO !!