Química, perguntado por catchfire, 6 meses atrás

(FEI/SP) Um átomo X, de número atômico 92 e número de massa 238, emite uma particula alfa, transformando-se num átomo Y, o qual emite uma partícula beta, produzindo um átomo Z . Então : a) os átomos Y e X são isotopos. b) os átomos X e Z são isótonos. c) os átomos X e Y são isóbaros. d) o átomo Z possui 143 nêutrons. e) o átomo Y possui 92 prótons.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Thoth
7

Resposta:

Alternativa d)

Explicação:

₉₂X²³⁸ - ₂α⁴ → ₉₀Y²³⁴ - (₋₁β⁰) → ₉₁Z²³⁴

a) os átomos Y e X são isótopos.

Falsa

b) os átomos X e Z são isótonos.

N(X)= 238 - 92= 146

N(Z)= 234 - 91= 143

Falsa

c) os átomos X e Y são isóbaros.

Falsa

d) o átomo Z possui 143 nêutrons.

Verdadeira

e) o átomo Y possui 92 prótons.​

Falsa

- isótopos: átomos do mesmo elemento químico com massa atômica diferente (mesmo nº atômico) P= , N≠

- isóbaros: átomos de elementos químicos diferentes que apresentam o mesmo nº de massa (A=, P≠, N≠)

- isótonos: átomos que apresentam o mesmo nº de nêutrons e diferentes nº de massa e de prótons. São elementos químicos diferentes. A≠, P≠ e N=

Respondido por fujimura22
0

Dado um átomo X emitindo uma partícula alfa e se transformando em um átomo Y, no qual emite uma partícula beta e transforma em um átomo X, tem-se que o átomo Z possui 143 nêutrons, a alternativa correta é a letra D.

Partículas alfa e beta

A partícula alfa, também chamada de radiação alfa e simbolizada pela letra grega α, tem número atômico (Z) igual a 2 e número de massa (A) igual a 4.

A partícula beta, também chamada de radiação beta e simbolizada pela letra grega β, tem número atômico igual a -1 e número de massa igual a 0.

Isso quer dizer que, quando um átomo X, de número de massa igual a 238 e número atômico igual a 92, emite uma partícula alfa e se transforma num átomo Y, este átomo Y possui A = 234 e Z = 90, pois a soma do número de massa e número atômico deste átomo e da partícula alfa devem resultar no número de massa e número atômico do átomo X.

Analogamente, e se o átomo Y emite uma partícula beta formando um átomo Z, o átomo Z possui A = 234 e Z = 91.

E como o número de massa representa a soma dos prótons com os nêutrons e o número atômico representa o número de prótons, é possível calcular o número de nêutrons da subtração A - Z = n, logo para os átomos X, Y e Z tem-se que:

238 - 92 = 146 nêutrons

234 - 90 = 144 nêutrons

234 - 91 = 143 nêutrons

Entenda mais sobre número de massa e número atômico em: https://brainly.com.br/tarefa/19867

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes