Filosofia, perguntado por jessicaiensen14, 1 ano atrás

(FEA - adaptada) A teoria epistemológica que afirma a radical derivação, direta ou indireta, de todo conhecimento da experiência sensível, seja interna ou externa, é denominada

Soluções para a tarefa

Respondido por emmafrostsicle
145
Empirismo!

Empirismo: teoria epistemológica que afirma a radical derivação, direta ou indireta, de todo o conhecimento da experiência sensível, seja interna ou externa.
Respondido por AnthonioJorge
52

O empirismo é a teoria epistemológica que afirma que todo conhecimento deriva da experiência sensível.

Historicamente, o empirismo é associado a Aristóteles por este buscar o conhecimento da forma de cada ser sem ligar tal busca com um mundo das Ideias, como fizera seu mestre Platão. A semente tanto do empirismo como do racionalismo estão nestes dois gregos.

Na Idade Moderna, contudo, a unidade que Platão e Aristóteles acreditavam haver no conhecimento acaba se rompendo:

  • por um lado, o idealismo racionalista de Descartes, Leibniz e Spinoza deduz racionalmente toda a realidade partindo de um centro único, abstrato. Dá-se início aos diversos sistemas racionalistas que tentam englobar cada aspecto da existência humana.
  • por outro lado, o empirismo britânico de Locke, Berkeley e, principalmente, Hume, aposta na observação empírica como método científico válido para se chegar ao conhecimento. Duvida-se, com eles, de toda e qualquer explicação abstrata que não parta da experiência sensível.

Esta dicotomia só é teoricamente resolvida - ou melhor, adequada - por Immanuel Kant e sua epistemologia transcendental, no século XVIII.

Para saber mais sobre Kant: https://brainly.com.br/tarefa/38984141

Anexos:
Perguntas interessantes