Química, perguntado por HMorais, 1 ano atrás

(FCMMG) Três provetas contêm massas iguais de um dos líquidos dissulfeto de carbono, CS2, (d=1,29 g/mL), água, H2O, (d=1,00g/mL), e éter etílico, (C2H5)O2, (d=0,790 g/mL), não necessariamente nessa ordem. Os sistemas estão à temperatura ambiente. Considerando essas informações e os seus conhecimentos, a afirmativa ERRADA é:
a) O volume do líquido 2 é 1,63 vezes maior do que o volume do líquido 1.
b) O maior número de moléculas está contido na proveta 2.
c) O dissulfeto de carbono está na proveta 1.
d) A água é o líquido da proveta 3.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
3
   Olá! O enunciado nos dá que nas 3 provetas temos as mesmas massas dos líquidos, que possuem densidades diferentes. Sabendo que a fórmula da densidade é dada pela razão entre a massa e o volume, podemos descobrir qual recipiente terá maior volume partindo de sua massa e densidade. Assim, temos que:

   Ddissulfetocarbono = m/Vdc
   m = 1,29 . Vdc

   Dágua = m/Va
   m = 1 . Va

   Déter = m/Ve
   m = 0,79 . Ve

   Como o enunciado nos diz que a massa de líquido é a mesma em todas as provetas, podemos afirmar que 1,29Vdc = Va = 0,79Ve. Isso nos permite afirmar que Vdc<Va<Ve, uma vez que quanto maior o número que está multiplicando o volume, menor o volume deve ser para que essas medidas possam ser todas iguais.

    Assim sendo, sabemos que o frasco 1 é de dissulfeto de carbono, o frasco 2 é de éter etílico e o frasco 3 é de água.

   Ainda sobre a relação acima, podemos afirmar que 1,29Vdc = 0,79Ve. Assim, temos que:

      1,29Vdc = 0,79Ve
      Ve/Vdc = 1,29/0,79
      Ve/Vdc = 1,63

   Dessa forma, podemos afirmar que as alternativas A,C e D estão corretas, o que nos faz escolher a alternativa B como incorreta. Podemos dizer que ela está errada pois nas 3 provetas haverá a mesma quantidade de moléculas, já que todos os líquidos partiram da mesma massa, o que alterará seu volume é apenas a densidade de cada um, mantendo o mesmo número de moléculas.

Perguntas interessantes