(FCC-BA - adaptada) Algumas plantas, por necessitarem de água para reprodução, crescem em locais onde tem mais abundância desse elemento. Os musgos, por exemplo, que crescem nos muros úmidos são: * 1 ponto a) gametófitos de briófitas. b) gametófitos de pteridófitas. c) esporófitos de briófitas. d) esporófitos de pteridófitas.
Soluções para a tarefa
Os musgos, por exemplo, que crescem nos muros úmidos são:
Primeiramente é necessário entender o qual é a diferença entre plantas "briófitas" e "pteridófitos".
- Briófitas - > As plantas briófitas possuem as seguintes características: -- não possuem flores -- não possuem sementes -- não possuem frutos -- possuem um ciclo com alternância de gerações, apresentando uma fase gametofítica e uma fase esporofítica -- necessitam da água para sua reprodução -- não possuem vasos condutores de seiva
- Pteridófitos -> As plantas pteridófitos possuem as seguintes características: -- não possuem flores -- presença de vasos condutores de seiva (o transporte da seiva ocorre em vasos condutores formados pelos tecidos condutores) -- ausência de sementes -- representantes de grande porte e pequeno porte --composto por raiz, caule e folhas
Ao observar de perto um musgo (imagem anexada para melhor visualização) podemos perceber que ele não possui flores, frutos e nem sementes, características das plantas briófitas e pteridófitos, porém uma das características que se destaca, colocando o musgo em um grupo especifico, é a ausência de vasos condutores de seiva. Desta forma é uma planta BRIÓFITA, eliminando, desta forma, as alternativas B e D.
a) gametófitos de briófitas.
b) gametófitos de pteridófitos
c) esporófitos de briófitas
d) esporófitos de pteridófitos.
Agora iremos analisar a diferença entre "gametófitos" e "esporófitos".
- Gametófitos - > é a parte haploide (n) de um vegetal (ou organismo com um ciclo de vida marcado por alternância de gerações)
- Esporófitos -> é parte diploide (2n) de um vegetal (ou organismo com um ciclo de vida marcado por alternância de gerações)
- Melhor explicando, em um organismo que possui uma alternância de gerações ("A alternância de gerações, heteromorfia ou ciclo haplodiplobionte é uma forma de reprodução encontrada em todas as plantas e nos celenterados/cnidários. Nesses organismos ocorre uma reprodução por via assexuada e uma fase sexuada." Wikipédia), passando por uma fase haploide e outra diploide, esta primeira fase é chamada de gametófitos e a segunda é chamada de esporófitos.
- Haploide (n): é quando a célula possui apenas um conjunto de cromossomos.
- Diploide (2n): é quando a célula possui dois pares de cromossomos.
- Um exemplo de células haploides são os espermatozoides (n) e os óvulos (n), que ao se juntarem formam o zigoto (2n). (imagens anexadas para melhor entendimento).
Com estes conceitos definidos, podemos eliminar algumas alternativas, ao observar que durante reprodução é possível analisar que seus gametas(células masculinas e femininas para a reprodução) são gerados por meio de mitose (imagem com melhor explicação sobre essa reprodução) e são haploides (n) [gametófito]. Após a chuva ou garoa, pode ocorrer a fecundação, gerando a junção de gametas para a formação do zigoto (2n) [esporófito] [gameta masculina (n) + gameta feminina (n) = zigoto (2n)].
Baseando-se nesta informações podemos eliminar a letra A, pois a parte final do musgo é "esporófito". Resposta correta C.
a) gametófitos de briófitas.
c) esporófitos de briófitas
Resposta:
a) gametófitos de briófitas.
Explicação:
Os musgos que crescem nos muros úmidos são representantes das briófitas, que apresentam gametófitos com porte ereto dotados de cauloides, filoides e rizóides. O esporófito é uma estrutura que se desenvolve sobre o gametófito e é constituído por pé, haste e cápsula.
Espero ter ajudado!