(FCC - ALMS/2016). Entre as várias teorias desenvolvidas e apontadas na literatura acerca da motivação, pode-se citar a Teoria da Expectativa (ou Expectância), desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom. Os três principais fatores apontados na referida Teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa, sendo que o primeiro fator corresponde:
Soluções para a tarefa
Resposta:
À relação desempenho-resultado, ou seja, o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado almejado.
Explicação:
Os três principais fatores apontados na referida Teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa, sendo que o primeiro fator corresponde à relação desempenho-resultado, ou seja, o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho leva rá ao resultado almejado.
A teoria da expectativa de Victor Vroom defende que a motivação depende de três fatores:
- Expectativa: indica que os indivíduos permitem que os resultados afetem seu comportamento e suas decisões.
- Instrumentalidade: indica que as escolhas são voltadas para recompensa e satisfação.
- Valência: indica que os indivíduos possuem motivações pessoais diferentes e que cada um pode atribuir valores diferentes a recompensas diferentes.
Sendo assim, a alternativa que indica o que é o fator valência, é a alternativa D.
Teoria da expectativa de Victor Vroom
Também chamada de teoria da expectância, trata da expectativa em relação a motivação dos indivíduos. Busca explicar através de três fatores como a motivação afeta cada indivíduo de forma diferente, principalmente em relação as decisões pessoais.
A base da teoria é mostrar que a motivação baseia-se na expectativa que cada pessoa tem com determinado resultado, ou seja, dependendo da expectativa a motivação se eleva ou não.
Complementando a questão com as alternativas que faltam:
A) à relação desempenho-resultado, ou seja, o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado almejado.
B) ao grau de esforço dispendido pelo indivíduo para obtenção de determinado resultado, que varia de acordo com a escala de expectativas individuais.
C) à tensão existente entre a inércia e o início do processo para obtenção do resultado, e que leva ao início do ciclo motivacional.
D) ao valor atribuído ao resultado (recompensa), consistindo em uma medida de atração que um resultado exerce sobre o indivíduo.
E) à quantidade ou grau da recompensa necessária para induzir determinado comportamento em um indivíduo.
Saiba mais sobre teoria da expectativa: https://brainly.com.br/tarefa/23504608
#SPJ5