fazer uma relação do país Cuba com o Brasil nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cuba
O território cubano é constituído por um arquipélago formado por aproximadamente 4.195 restingas, ilhotas e ilhas, ou seja, uma área descontínua ou fragmentada. A área que compreende o território cubano ocupa 110 861 km², onde vivem cerca de 11,2 milhões de habitantes dirigidos pelo regime socialista.
A topografia do país é constituída basicamente por planície, que ocupa grande parte do território, com exceção de uma zona montanhosa localizada no sudeste. Essa superfície é influenciada pelo clima tropical, apresentando duas estações bem definidas: uma chuvosa (maio a outubro) e uma mais seca (novembro a abril).
A economia cubana está bastante vinculada aos setores primários, por isso a economia é sustentada por produtos de origem agrícola, como cana-de-açúcar, tabaco, arroz, banana, laranja, e abacaxi. Incluindo ainda a pecuária, na qual se desenvolve a criação de bovinos, equinos, aves e suinos.
No extrativismo mineral, o país produz níquel, cobre, cromita e cobalto. O setor industrial não é diversificado, atua na indústria tradicional, como a fabricação de alimentos, bebidas, charutos, máquinas e produtos químicos.
A atividade econômica que mais cresce no país é o turismo, que tem uma grande participação no PIB nacional. Cuba atrai um elevado número de turistas em razão das belezas naturais, como as praias caribenhas.
Etnicamente, sua população é formada a partir da mistura de espanhóis e africanos, assim, apresenta 65,06% de brancos; 22,86%, mulatos; 9,08%, negros; 2% de asiáticos.
As leis cubanas oferecem liberdade de culto no país. Grande parte da população segue o cristianismo, sendo 38,8% católicos e 6,6% protestantes, além de 35,4% ateus, 17% da religião yoruba e outras 2,2%.
Brasil
Quinto maior país em área, ocupa cerca de 47% da América do Sul. Apresenta grande variedade vegetal mas pouca variação climática, devido à maior parte de seu território estar na zona intertropical.
ASPECTOS FÍSICO-NATURAIS
Relevo: é antigo e apresenta altitudes modestas. Por se encontrar no meio da placa tectônica Sul-Americana, longe das regiões de encontro de placas, não possui dobramentos modernos em seu território (por isso as altitudes são baixas). Também não possui vulcões nem abalos sísmicos. Bacias sedimentares (como a do rio Amazonas) cobrem cerca de 58% do território.
Há também, em 36% do Brasil, escudos cristalinos – estruturas marcadas pela ocorrência de grandes jazidas de minerais metálicos, como a de Serra de Carajás, e de um relevo aplainado, como os marres de morros do Sudeste e os chapadões no Nordeste. No restante do território, aparecem os derramamentos basálticos, áreas que sofrem vulcanismo e foram cobertas por material magmático que se decompôs e deu origem à fértil terra roxa.
Clima: de forma geral é quente e úmido, com exceção do sul (sub-tropical, menos úmido e mais frio). As regiões próximas à linha do Equador registram variações do clima equatorial (como o úmido e o super-úmido). Nas regiões restantes, há variações de clima tropical – como o tropical de altitude, o tropical típico e o tropical continental.
Explicação: