Português, perguntado por grazielleg540, 6 meses atrás

fazer uma redação usando o tema: Consumo consciente de recursos hídricos e energéticos no cerrado.

preciso urgente no máximo um folha de caderno ​


joaoguilherme1907: opa
marinabatista9828: Eu tambem estou precisando urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por Alexv11
128

      O Cerrado é o segundo maior bioma não somente do Brasil, mas também da América do Sul como um todo, além de sua extensão ser muito vasta, também é conhecido como a savana brasileira, pois sua vegetação é muito similar a vegetação da Savana Africana.

       É muito importante destacar que o Cerrado se destaca muito na questão dos recursos hídricos por conta do que está presente em seus lençóis freáticos, esses que abastecem os aquíferos ali presentes de forma plena.

       Por si só, o Cerrado consegue movimentar a economia de vários locais do Brasil, principalmente pelos desenvolvimentos de agropecuária nesse território.


nicoleguimaraesjayme: Obrigado
diasgilvan25: Muito obrigado mesmo
vl8699481: Obrigado
Respondido por Calebe0001
35

Bioma Cerrado

O Bioma Cerrado abrange 13 estados brasileiros, em uma área de cerca de 200 milhões de hectares, sendo a savana mais rica em diversidade do mundo e o segundo maior Bioma do país. Posicionado na região central no país, faz limite com a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Caatinga e o Pantanal.

 

O Cerrado é marcado principalmente pelo clima tropical, com uma estiagem que se prolonga por aproximadamente cinco meses. No mês mais seco, a quantidade média de chuva atinge 30 mm, podendo chegar à zero. Sendo uma unidade ecológica típica da zona tropical, possui relações ecológicas e fisionômicas com outras savanas da América Tropical e de continentes como África e Austrália.

 

A paisagem no Bioma Cerrado é composta por um complexo vegetacional, possuindo uma alta biodiversidade, com cerca de um terço da diversidade do país.

 

FAUNA

O Cerrado possui função ímpar na preservação da fauna no território brasileiro por encontrar-se encravado na porção central do Brasil e fazer contato com todos os outros biomas do país. Além de servir como corredor de biodiversidade para répteis, anfíbios, mamíferos, aves, peixes e insetos (mais específicos aos mais generalistas), o Cerrado abriga em suas fitofisionomias campestres, savânicas e florestais altos índices de biodiversidade faunística.

 

De acordo com dados atuais disponíveis, o Cerrado possui 196 espécies de mamíferos (18 endêmicas), 856 espécies de aves (36 endêmicas), 253 espécies de répteis (24 endêmicas), 160 espécies de anfíbios (56 endêmicas) e aproximadamente 780 espécies de peixes.

 

Um dos principais impactos causadores da perda de biodiversidade da fauna no Cerrado é a fragmentação de habitats. O adensamento populacional e a expansão da agropecuária isolam áreas, antes contínuas, impedindo que indivíduos de locais distintos se encontrem e reproduzam. Dessa forma, diminui-se a variabilidade genética das populações, acarretando um aumento na extinção das espécies.

 

A perda de uma espécie da fauna representa uma lacuna na teia da vida. Já os animais desempenham papéis ecológicos importantes, como a dispersão de um tipo específico de semente ou mesmo o controle populacional de espécies animais causadoras de prejuízos à saúde ou a agricultura. Portanto, são de suma importância a criação e manutenção de unidades de conservação, como também de seus corredores ecológicos, para preservar a viabilidade das populações de animais no Cerrado.

 

VEGETAÇÃO

Muitos fatores podem afetar a distribuição das espécies de plantas no Bioma Cerrado como: o clima; fertilidade e pH do solo; disponibilidade de água; geomorfologia e topografia; latitude; freqüência de fogo e fatores antrópicos; além da interação complexa entre eles. A grande variedade desses fatores no Cerrado faz com que este apresente um mosaico vegetacional com várias fitofisionomias, que englobam formações florestais, formações savânicas e formações campestres.

 

Acompanhando a variação fitofisionômica, a vegetação do Cerrado apresenta uma alta riqueza florística, com cerca de 6.600 espécies em sua flora. Cerca de 40% das espécies arbóreas são endêmicas, mas também ocorrem espécies arbóreas compartilhadas com outros Biomas, assim como espécies típicas de cerrado sensu stricto que podem ser encontradas em outros ecossistemas.

 

Formações Florestais

Em sentido fisionômico, floresta representa áreas com predominância de espécies arbóreas, onde há a formação de dossel, contínuo ou descontínuo. No Cerrado, existem as seguintes formações florestais: Mata Seca, Mata de Galeria, Mata Ciliar e Cerradão.

 

As Matas de Galeria e as Matas Ciliares são formações florestais que ocorrem em associação a rios e córregos, distinguindo-se floristicamente e fisionomicamente. As Matas de Galeria ocorrem em cursos d’água mais estreitos, ocorrendo o fechamento do dossel acima do curso d’água, enquanto nas Matas Ciliares, ao longo de rios mais largos, esse fec

 


nicoleguimaraesjayme: Obrigado
00joaopedro00: valeu
Perguntas interessantes