"Fazer uma redação ( mínimo 20 linhas) sobre o tema, A Industrialização Brasileira."
Soluções para a tarefa
A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira; e o quarto período, após 1956, chamado de fase da internacionalização da economia brasileira
O Brasil é considerado um país emergente ou em desenvolvimento. Apesar disso, está quase um século atrasado industrialmente e tecnologicamente em relação às nações que ingressaram no processo de industrialização no momento em que a Primeira Revolução Industrial entrou em vigor, como Inglaterra, Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e outros.
As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos do século XIX.
Resposta:
A evolução da industrialização no Brasil aconteceu de maneira tardia, tendo início apenas no século XX. Sendo assim, foi marcada por quatro fases, tendo sua consolidação de fato a partir da terceira, após a crise de 29. Dessas fases foram gerados 3 importantes períodos: Vargas, JK e Governos Militares.
Cabe destacarmos, o Brasil Colônia como principal motivo para esse retardamento da evolução industrial no país, pois Portugal acreditava que com a industrialização os produtos iriam concorrer com o comércio do reino e a colônia poderia se tornar independente. Apenas com a chegada da família real, em 1808, que foram tomadas algumas medidas que favoreceram o desenvolvimento industrial. Assim, ao final do século XIX os cafeicultores de São Paulo e Rio de Janeiro passaram a investir em indústrias simples.
Mediante a crise de 29, os cafezais passaram a apontar um declínio assustador de rendimento. Desse modo, os capitais deixaram de ser empregados no setor primário e foram destinados ao setor secundário. Transformando assim, a Crise do Café em um dos principais impulsos para a industrialização brasileira, pois a mesma estimulou a necessidade de produção de bens de consumo no país.
Posteriormente foi-se iniciada a Era Vargas, onde de fato se consolidou a industrialização no Brasil. Esse período ficou marcado pela nacionalização da economia, em que foi adotado o modelo de Substituição das Importações, criando as chamadas indústrias de bases. Destaca-se também, a sistematização da Consolidação das Leis Trabalhistas. Em seguida veio o segundo período, comandado por JK. O presidente ficou conhecido pela frase “50 anos em 5”, pois o mesmo pretendia fazer pelo Brasil, em 5 anos o que não foi feito nos 50 anteriores. Seu mandato foi marcado pelo tripé da economia: capital estatal, energia e transporte. Por fim veio o terceiro período, comandado por militares. Entre as suas características se sobressai: a modernização da economia e autoritarismo político. Nesse período ocorreu o histórico, Milagre Econômico, quando o Brasil apresentou exorbitantes taxas de crescimento econômico.
Em decorrência dos fatos apresentados, chego a conclusão que a tardia evolução industrial no Brasil se deve a sua retardaria independência. Sem sombra de duvidas o país possuía todas as matérias para assumir a frente da industrialização mundial. Mas por se encontrar nas garras de Portugal, não alcançou o posto, se tornando nos dias atuais, um país emergente. Creio também que cabe a nós, jovens, mudar esse cenário da industria brasileira, nos colocando a frente dessa causa, e assim mostrar um novo modo, justo e honesto, de governar e reger o país até o seu merecido posto.