Geografia, perguntado por deboramoraes209, 6 meses atrás

, fazer uma pesquisa sobre: Doenças causadas por Nematóides: Filariose e Oxiurose pesquisa deve ser na internet. me ajuda e. pra agora? eu coloquei geografia mais e ciências

Soluções para a tarefa

Respondido por Fwlipii
2

Resposta:

Explicação:

Filariose Linfática (Elefantíase) é uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.

Entre as manifestações clínicas mais importantes da Filariose Linfática estão edemas (acúmulo anormal de líquido) de membros, seios e bolsa escrotal, que podem levar a pessoa à incapacidade. Em casos mais graves, algumas complicações podem surgir.

IMPORTANTE: Atualmente, a Filariose Linfática está em fase de eliminação no Brasil. A área endêmica está restrita a quatro municípios situados na Região Metropolitana do Recife/Pernambuco: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista

Quais são os sintomas da Filariose Linfática (Elefantíase)?

Os possíveis sintomas da Filariose Linfática (Elefantíase) estão relacionados ao processo de desenvolvimento das larvas causadoras da doença e também do local onde se alojaram os vermes adultos, podendo variar desde ausência de sintomas, até quadros graves e incapacitantes, muitas vezes permanentes.

No entanto, como os quadros clínicos e os sintomas são semelhantes ao de outras doenças, é preciso que sua caracterização seja feita criteriosamente por meio de diagnóstico específico.

Os sintomas mais comuns da Filariose Linfática são:

acúmulo anormal de líquido (edema) nos membros, seios e bolsa escrotal;

aumento do testículo (hidrocele);

crescimento ou inchaço exagerado dos membros, seios e bolsa escrotal.

Como é feito o diagnóstico da Filariose Linfática (Elefantíase)?

O diagnóstico da Filariose Linfática (Elefantíase) deve ser bem específico e detalhado, para descartar a hipótese de outras doenças. Os testes laboratoriais que comprovam a presença do verme parasita causador da doença são:

exame direto em lâmina;

hemoscopia positiva;

testes imunológicos, especialmente apoiados em cartões ICT;

ultrassonografia, que pode demonstrar a presença de filarias nos canais linfáticos.

Não precisa escrever isso tudo


deboramoraes209: nossa pode resumir por favor
Perguntas interessantes