Fazer uma pesquisa em sua região ou Estado (Rio de Janeiro) comparando os índices de qualidade do ar. Como esses índices podem ser melhorados? O que você pode fazer para melhorá-los? (Pfv, já pesquisei e não achei)
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Desde a primeira Revolução Industrial, a qualidade do ar vem sofrendo contínuas alterações em consequência do lançamento de substâncias poluentes na atmosfera. A situação é pior nos grandes centros urbanos, onde há maior concentração industrial e circulação de veículos. Além disso, a expansão urbana levou à derrubada de inúmeras florestas — que deram lugar às obras da construção civil, sem contar os milhões de árvores que já foram cortadas para abrir espaço para atividades agropecuárias.
O tráfego motorizado e as indústrias são responsáveis pela degradação ambiental,particularmente no que diz respeito à qualidade do ar dos grandes centros urbanos mundiais, com efeitos na saúde dos setores mais carentes da população exposta, sobretudo em crianças e idosos. No Rio de Janeiro, a dimensão do problema de saúde relacionado à poluição atmosférica ainda é pouco conhecida. Este estudo avaliou o nívelde degradação da qualidade do ar no município a partir do tratamento e da avaliação dos registros de concentrações de poluentes atmosféricos gerados continuamente pela rede de monitoramento da qualidade do ar da SMAC entre 2001 e 2004, e sua correlação com estudos transversais e longitudinais que relacionavam tais concentrações com seus efeitos à saúde da população local, no que tange a problemas respiratórios. Foi aplicado um questionário semi-estruturado para avaliar os indicadores apropriados de qualidade do ar, a eficiência das redes de monitoramento, os efeitos da poluição atmosférica nasaúde da população local, o processo de construção de políticas públicas em ambiente e saúde e a adoção de instrumentos de gestão sócio-ambiental. Os resultados indicaram que a qualidade do ar na Cidade do Rio de Janeiro é regular e que o PM 10 é o poluenteprioritário entre aqueles regularmente monitorados. A taxa de retorno de questionários respondidos foi de 35 por cento. Com base na discussão das respostas e na literatura consultada,foi proposto um modelo de gestão sócio-ambiental para a qualidade do ar, e um plano de ação para a construção de políticas públicas para a melhoria da qualidade do ar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Uma pesquisa feita no dia 02/04/2020 aponta que a qualidade do ar no RJ melhora após determinação de isolamento social, afirmam órgãos ambientais.
“Após a determinação de isolamento social no Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) observou uma significativa melhora na qualidade do ar do estado. Segundo o instituto, houve uma diminuição de 77% na concentração de dióxido de nitrogênio (NO²) em Santa Cruz, na Zona Oeste da capital.
De acordo com o monitoramento, também houve melhoras na Baixada Fluminense. A Secretaria de Meio Ambiente do município do Rio também observou melhoras.”
Sendo assim, observamos que nós, seres humanos, somos os reais perigos para a nossa sociedade atual, mas a pergunta é, como podemos melhorar a qualidade do ar? viabilidade de usar o transporte público para ir ao trabalho, ao invés de usar carro. Assim, você contribui para aliviar o trânsito e faz a sua parte na preservação ambiental, principalmente quanto à qualidade do ar que respira. No dia a dia, use bicicleta sempre que possível, você economiza combustível, ajuda a melhorar a qualidade do ar e ainda exercita o corpo.
Preferir biocombustível, Combustíveis fósseis são muito mais poluentes em relação aos biocombustíveis. Por isso, sempre que possível escolha etanol e biodiesel, em substituição à gasolina e diesel. Além disso, faça revisões periódicas em seu veículo para manter a queima de combustível dentro do padrão, evite queimadas, ajude a plantar árvores e etc.
Essas são algumas da práticas que podemos adotar para uma melhora na qualidade do ar.
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás