Biologia, perguntado por luisfelipemonita, 7 meses atrás

Fazer uma pesquisa e anotar em seu caderno quais são as 4 zoonoses mais comuns em animais domésticos, seus transmissores e tratamento. Fazer a anotação por tópicos separando cada uma delas

Soluções para a tarefa

Respondido por ribeirokariellen
1

Resposta:

Zoonose pode ser definida como doenças infecciosas que são transmitidas entre os seres humanos e animais e são causadas por algum microrganismo, podendo ser uma bactéria, fungo, protozoário ou vírus. E são transmitidas através do contato com pelos, fluídos corporais ou excrementos

As zoonoses mais comuns em animais domésticos são:

Raiva - Também conhecida como hidrofobia, é uma doença causada por um vírus do gênero Lyssavirus. É transmitida para os seres humanos pela mordida de mamíferos infectados pelo vírus(geralmente cachorros, gatos ou morcegos) ou contato de feridas ou mucosas(boca, por exemplo) com a saliva do animal infectado. A doença compromete o sistema nervoso, podendo provocar inchaço no cérebro e pode levar o indivíduo à morte.

O tratamento consiste, basicamente, na prevenção da doença através da utilização da vacina antirrábica, pois é uma doença incurável. Caso o indivíduo seja exposto ao vírus, o tratamento consiste em atrasar a proliferação do microrganismo no organismo.

Toxoplasmose - É uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii. Felinos são hospedeiros definitivos desse microrganismo que em uma parte do seu ciclo de vida, liberam seus ovos na parede do intestino e são eliminados nas fezes do animal, o que pode levar ao contato humano ao fazer a higienização das caixas de areias de seus pets ou até mesmo andar descalço em solos contaminados pelo parasita.

O tratamento consistes no uso de antiparasitários que promovem a eliminação dos agentes infecciosos.

Bicho-Geográfico - É uma doença causada por parasitas do gênero Ancylostoma. Esses protozoários vivem no sistema digestório de gatos e cachorros, mais especificamente no intestino destes animais. Os microrganismos põem seus ovos no intestino de seus hospedeiros e são eliminados nas fezes destes animais. O humano por sua vez, pode entrar em contato com as larvas dos parasitas presentes no solo contaminado. Ao entrar em contato com a pele humana, a larva do parasita se locomove pelo tecido epitelial(pele) deixando marcas pela sua trajetória. Tais marcas provocam bolhas e coceiras.

O tratamento consiste na utilização de antiparasitários para a eliminação dos parasitas e antibióticos para possíveis infecções bacterianas causadas pelas feridas na pele.

Esporotricose - É uma micose, ou seja, uma doença causada por um fungo. Essa em específico, é causada pelo fungo da espécie Sporothrix. Esse microrganismo pode estar presente em solos ou troncos de árvores. Cães e gatos podem se ferir e entrar em contato com o fungo e ser contaminado causando a infecção. Seres humanos podem ser infectados pelo contato com o animal infectado, caso tenham alguma ferida e essa seja exposta ao microrganismo, como por meio de lambidas por exemplo.

O tratamento é feito através de antifúngicos e de antibióticos para possíveis infecções bacterianas secundárias.

Perguntas interessantes