Fazer um resumo sobre a independência da América espanhola
Soluções para a tarefa
Resposta:
O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias.
Resposta:
O que foi a Independência da América Espanhola?
Se você está estudando a história do Brasil, provavelmente já sabe que o outro país pioneiro nas navegações, ao lado de Portugal, foi a Espanha. Os dois países da Península Ibérica têm uma trajetória bem semelhante e que se “esbarra” em muitos momentos (como visto com a União Ibérica). Um deles é o Tratado de Tordesilhas, que dividiu a América Latina entre essas nações.
A natureza colonizadora tanto de Portugal como da Espanha gerou problemas para as colônias de ambos os países. Sendo assim, os povos colonizados pelos espanhóis também sofreram na pele questões como dizimação de indivíduos nativos, destruição das riquezas naturais e, claro, o saque de muito ouro e outros metais para a manutenção do mercantilismo.
A Independência da América Espanhola é, portanto, o processo de libertação dos povos latinos (colonizados pelos hispânicos) do Estado espanhol. Vale a pena ressaltar que isso não ocorreu de uma só vez, mas, sim, de maneira bem fragmentada, já que cada país obteve sua liberdade em momentos distintos.
Explicação:
espero ter ajudado:)