Fazer um resumo dos textos : " A VIDA NO PALEOLITICO " "O NEOLÍTICO "
Soluções para a tarefa
Boa noite, tudo bem?
A VIDA NO PALEOLÍTICO:
O paleolítico foi um período muito longo da história da humanidade no qual os seres humanos sobreviveram da caça, da pesca e da colheita vegetal; por isso ficaram conhecidos como caçadores e coletadores.
Para fazer seus instrumentos de trabalho, os humanos no Paleolítico, batiam pedras duras em pedras menos resistentes até conseguir os objetos desejados: lanças, machados, pedras cortantes, arpões e agulhas. Também faziam ferramentas e armas de ossos. Com essas ferramentas eles abatiam animais,coletavam frutos e raízes, pescavam e faziam suas roupas. Caçavam animais grandes como o mamute, e perigosos como o tigre-dentes-de-sabre.
O NEOLÍTICO:
Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida entre 10.000 a.C. e 4.000 a.C. Neolítico significa “pedra nova” ou ainda Idade da Pedra Polida.
Tais denominações indicam que as divisões nesse período da existência humana foram feitas a partir do desenvolvimento de artefatos produzidos pelos homens, bem como pelo desenvolvimento de algumas práticas referentes à sua ação sobre a natureza.
O fato de utilizarem artefatos construídos a partir de pedras polidas dava maior precisão ao corte dos instrumentos de caça, pesca e também de utilização cotidiana. A maior parte dos artefatos era feita de sílex ou quartzo, mas também de ossos de animais e marfim, chegando ao final do período ao desenvolvimento de artefatos de metal.
Além do tipo de artefato, o que geralmente é utilizado como marco divisório entre o Neolítico e o Paleolítico, o período antecedente, é a chamada Revolução Agrícola. Tal revolução não teria ocorrido rapidamente, como é comum pensar quando se refere ao termo revolução.
A Revolução Agrícola do Neolítico teria sido um longo processo de desenvolvimento da agricultura por parte das pessoas que viveram nessa época. Essa revolução compreendeu a capacidade de perceber os fenômenos naturais, elaborando teorias iniciais de causa/efeito, principalmente a partir da observação de alguns fenômenos, como a germinação.
Não houve também uma mudança brusca de passagem da fase caça/coleta para a agricultura, havendo uma simultaneidade entre ambas as práticas. Mas uma das principais mudanças da Revolução Agrícola do Neolítico foi o começo da sedentarização das pessoas em locais determinados para a espera do processo de produção dos alimentos, compreendendo o preparo do solo, a semeadura e a colheita.