Sociologia, perguntado por thiagodias15, 9 meses atrás

Fazer um resumo de 20 linhas sobre o texto abaixo.
A importância da diversidade culturas.
Logo, o que nos liga são as nossas diferenças; e elas são dadas pela cultura na qual somos socializados desde o momento de nosso nascimento. Toda cultura é uma construção histórica e social. Nossos hábitos, costumes, maneiras de agir, sentir, viver e até morrer são culturalmente estabelecidos. Dizer que se trata de uma construção não é aleatório, pois construção remete à montagem, a algo que passa pelas mãos do ser humano, que não está pronto, ou seja, que não é dado pela natureza, mas que passa por algum processo de transformação, até se tornar o que é. A cultura é uma construção histórica, porque varia de uma época para outra, porque demorou muito para ser o que é. A cultura é uma construção social, porque é partilhada por um grupo. Grupos humanos diferentes, portanto, têm culturas diferentes. Um comportamento considerado natural para uma sociedade e não para outra mostra que ele não é natural e, sim, cultural. Não há ser humano que possa existir sem que esteja imerso em determinada cultura. Somos todos seres culturais. Pode-se dizer que não existe uma natureza humana igual para todos os seres humanos e todos temos a capacidade de sermos diferentes entre nós. Se apenas um grupo ou alguns grupos consideram uma forma de agir, pensar e sentir como natural, você pode ter certeza de que não se trata de algo natural, mas, sim, cultural. Tudo o que é natural para uns e não para outros não é natural. Pois natural seria o que faz parte da natureza humana, ou seja, o que é compartilhado por todos os seres humanos. Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola

Soluções para a tarefa

Respondido por kaike9779
5

Resposta:

Para começar a fazer um texto sobre diversidade cultural, é preciso primeiro conceituar o que significa cultura. Cultura é originada da palavra em latim colere que significa cultivar. A cultura inclui arte, conhecimento, crenças, leis, morais, costumes e todo esse complexo de hábitos que o homem adquire vivendo em sociedade e vai passando de geração em geração.

Quando o homem surgiu há cerca de dois milhões de anos, ele se espalhou por todo o planeta. Encarando diferentes condições, ambientais e sociais, se adaptando de forma diferente, surgindo assim várias sociedades heterogêneas espalhadas pelo mundo.

Com a evolução no decorrer do tempo, principalmente no transporte e mais tarde na comunicação, essas sociedades que eram totalmente isoladas uma das outras, passaram a ter contato e, consequentemente, isso começou a influenciar nas culturas. Certas sociedades que aturam como colonizadoras tiveram uma maior influência do que as outras. Esse processo é conhecido hoje como globalização.

A diversidade cultural está ligada diretamente com pluralidade, variedade, multiplicidade e heterogeneidade. As comunidades mantêm seus costumes e pessoas se locomovem espalhando esses costumes em outras sociedades. Multiplicando crenças, costumes e etnias nas sociedades locais.

O Brasil é um país multicultural, influenciado primeiramente pelos indígenas, africanos e portugueses, depois por imigrantes árabes, italianos, japoneses e etc. As regiões brasileiras são muito diferentes uma das outras, principalmente pela influência recebida na época da colonização.

Perguntas interessantes