História, perguntado por julianakuster2408199, 7 meses atrás

fazer um pequeno texto sobre a invasão Francesa e Holandesa no Brasil colonialpor favor pode me ajudar a fazer um pequeno texto sobre A Invasão Holandesa um pequeno texto sobre a invasão Francesa e Holandesa no Brasil colonial ​

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaraarquelei46
6

Explicação:

raízes por aqui. Quando o assunto é esse, é quase certo que alguns alunos questionem se a situação de nosso país hoje seria melhor se o território tivesse sido colonizado por eles. Não existe resposta definitiva para a questão, mas, quando especulações como essa surgirem, convide os alunos a conhecer as motivações que fizeram esses europeus também aportar por aqui e seus objetivos. Assim, eles vão poder pensar melhor sobre essas outras colonizações (veja imagem ampliada).

Para começar o trabalho, situe a garotada sobre o panorama político e geográfico. Em 1580, o império português foi incorporado à Espanha, inaugurando a União Ibérica. Isso incomodou a França e a Holanda, que, para enfraquecer os ibéricos, passaram a investir cada vez mais em invasões. "Eram tentativas de contestar a situação considerada ilegítima pelo restante da Europa", explica Célia Camargo, professora da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Assis.

Outra questão que vale ser enfocada: diferentemente do que ocorreu na colonização dos Estados Unidos, entre os séculos 16 e 17, quando os europeus tinham o intuito de povoar o território para fugir das perseguições políticas e religiosas, a presença de portugueses, holandeses e franceses no Brasil tinha metas puramente exploratórias. Assim, os jovens vão perceber que, seja lá quem for o colonizador, é importante analisar o objetivo da colonização.

Além de tudo isso, é fundamental deixar bem claro que as características das explorações realizadas por franceses e holandeses diferiam muito quando comparadas à dos portugueses. Eles acreditavam que era preciso estruturar as colônias e desenvolvê-las para só então retirar delas o que quisessem. Era uma visão menos predatória, mas não menos exploratória. "Os benefícios que franceses e holandeses trouxeram à colônia se davam em função do interesse mercantil", diz Rafael Marquese, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Pergunta do aluno

Por que Portugal não investia para evitar invasões ao Brasil?

Segundo Carlos Matos, editor de livros didáticos, no início, Portugal extraía pau-brasil e só queria os lucros. No mais, explorava outros pontos no mundo e não tinha dinheiro para outros investimentos. Tempos depois, passa a proteger um pouco mais o território: o comércio de especiarias com as Índias começa a sofrer forte concorrência de outros europeus e decai. Outro motivo foi a invasão holandesa no nordeste por causa do comércio açucareiro.

Divergências religiosas marcam as incursões da França

Os franceses foram os primeiros a buscar um espaço permanente por aqui. Chegaram entre 1554 e 1555 e, inicialmente, ocuparam o Rio de Janeiro. Sem precisar travar conflitos com os portugueses, o grupo se instalou na então ilha de Serigipe (atual ilha de Villegagnon), na baía de Guanabara. O ponto alto da presença deles ocorreu durante a permanência do oficial Nicolas Durand de Villegagnon (1510-1571), que comandou cerca de 600 pessoas na construção do Forte Coligny, um espaço para garantir o aparato militar à ocupação. Além do intuito comercial, as terras férteis da região também atraíram os franceses, que ali estabeleceram a chamada França Antártica.

A incursão ao litoral do sudeste foi fortemente afetada por disputas religiosas e debates teológicos. "Havia uma divisão entre os franceses, que se iniciou na Europa. De um lado, católicos e, do outro, os protestantes", diz o historiador Julio Bandeira. Apesar dos debates internos, os franceses continuaram a chegar e ocupar outras ilhas na Guanabara.

Diante dessa situação, Portugal solicitou ao então governador geral do Brasil, Mem de ponto merece atenção. "Pode parecer que Nassau investiu no Brasil, mas só reproduziu o estilo de vida europeu", diz Heloísa Gesteira, docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

ESPERO QUE TENHA AJUDADO BONS ESTUDOS

Perguntas interessantes