História, perguntado por cally41, 1 ano atrás

fazer um argumento sobre a carta testamento de GETÚLIO VARGAS

Soluções para a tarefa

Respondido por gplays1807
7

A Carta-testamento de Getúlio Vargas foi escrita horas antes do suicídio, em 24 de agosto de 1954, e é dirigida ao povo brasileiro. Foi lida, durante seu enterro, pelo político petebista João Goulart.

Há controvérsias quanto a autoria, mas nunca conseguiu-se provar quem realmente teria escrito se não o próprio Vargas.

Nela, Vargas deixa as marcas de seu legado na história política brasileira, fala que sempre trabalhou em prol da população e que tudo fez para o bem do povo: “"Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.”

Dentro do contexto que levou ao suicídio, Vargas, através desta carta consegue reverter a situação que havia se abatido contra ele e seu governo.  Bastou a leitura da carta-testamento deixada por Vargas para que a população tomasse as ruas para protestar contra os inimigos do “pai dos pobres”. Houve quebra-quebras e incêndios em sedes de jornais contrários a Vargas.
Respondido por Suzi072022
0

Getúlio Vargas se suicidou no dia 24 de agosto de 1954 e deixou uma carta de testamento. Nela, expressou a pressão feita pela oposição para a sua renúncia, e observa-se uma necessidade inerente do governante de controlar a narrativa em volta do seu segundo mandato.

Seu suicídio ocorreu no contexto de crise política e econômica, e a carta demonstra sua insatisfação com a organização dos opositores. Após sua morte, a população partiu para as ruas para vingar o presidente mais popular do país até então.

Segundo Governo Vargas (1951-1954)

Vargas foi presidente de forma ininterrupta entre 1930 e 1945, sendo os últimos 8 anos em um regime ditatorial. Apesar disso, saiu do cargo aplaudido pela população, que o elegeu novamente em 1951.

Baseou sua campanha no próprio carisma e nos tópicos: industrialização e legislação trabalhista. A população o apoiava, mas havia uma grande parte da elite política que contestava as medidas autoritárias de Vargas.

O choque ideológico veio com a criação da Petrobrás, em 1953, após a campanha "O petróleo é nosso!". Instituiu o monopólio da prospecção, refino, comércio do petróleo e expulsou as empresas estrangeiras que estavam no país.

Havia um projeto liberal mais acentuado nessa época do que nos anos 1930, o que levou ao conflito com Vargas e à crise em seu governo.

Sobre a Era Vargas, confira: https://brainly.com.br/tarefa/45004646

#SPJ2

Perguntas interessantes