ENEM, perguntado por renatadacruzdejesus1, 2 meses atrás

fazer redação básica

tema:

"pandemia e desigualdade estrutural brasileira"

"manipulação do comportamento do usuário da Internet"

Soluções para a tarefa

Respondido por 02marise
0

Em uma análise pormenorizada, verifica-se que o advento da pandemia tornou-se ainda mais infesta a desigualdade estrutural, problema fomentado dos tempos coloniais. Todavia, esse cenário ainda permeia por falta de falta de políticas públicas eficazes, assim como o silenciamento social. Nesse sentido, faz-se necessário um debate acerca dessa pauta.
Primeiramente, é notório ressaltar que a má administração pública concebeu a sociedade danos irreversíveis. Ademais, de acordo com o livro “cidadão de papel”, de Gilberto Dimenstein “As leis brasileiras, em sua maioria, aplicam-se somente no papel”. Logo, apesar da Carta magna, documento mais importante do país, afirmar que todos são iguais perante a lei, infelizmente tal prerrogativa não se opera na realidade, visto que a população carente em tempos de pandemia foi arduamente prejudicada.

Além disso, o silenciamento dos brasileiros é um fator que assola essa população, pois por não irem atrás de seus direitos e não se posicionarem diante de tal imprudência acabam tendo seus direitos violados. No mais, segundo o Filósofo grego Aristóteles , o qual diz “A justiça é princípio de igualdade”, nesse sentido, torna-se evidente que a igualdade no Brasil não se faz presente.
Destarte, diante dessas perspectivas, para amenizar a desigualdade estrutural em tempos de pandemia, é essencial que o Poder Maior em parceria com o Estado ampliem os leis por meio de projetos socioeconômicos a fim de instaurar uma igualdade aos menos favorecidos. Com isso a desigualdade estrutura não permeará na nação. No mais, as escolas poderiam contribuir desenvolvendo palestras socioeducativas sobres os direitos sociais, dessa maneira os cidadãos teriam noção das suas condições legislativa e iriam buscar, como também se posicionar sobre tal prerrogativa. Assim espera-se que a Carta Magna vigore na vida real.

Perguntas interessantes