Fazer pelo menos 6 perguntas sobre o assunto:
O Brasil e a economia global: Mercados Internacionais
Soluções para a tarefa
Resposta:
A integração do Brasil ao mundo é fundamental para garantir a retomada do crescimento econômico, e estimular o desenvolvimento tecnológico e a produtividade da indústria nacional no pós-pandemia. Países e empresas inseridos no mercado internacional são mais inovadores, produzem com maior eficiência, criam empregos de melhor qualidade e geram mais riquezas para toda a sociedade.
Entretanto, com a queda acelerada da capacidade de enfrentar os concorrentes internacionais, o Brasil vem perdendo espaço no comércio mundial. Cada vez mais, nossa pauta exportadora se concentra em produtos primários ou com baixo grau de processamento industrial. O declínio do país no mercado externo de manufaturados começou nos anos 1980 e vem se acelerando rapidamente.
Na última década, as exportações brasileiras de produtos industriais andaram na contramão do mundo. De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), enquanto as vendas globais desses bens aumentaram 28% entre 2010 e 2019, os embarques do Brasil para outros países caíram 1%. A queda generalizada, que atingiu 11 dos 12 setores avaliados pela OMC, representa uma retração de US$ 38 bilhões nas exportações brasileiras de manufaturados em dez anos.