Geografia, perguntado por Maanu01, 1 ano atrás

Fazer o resumo do filme ¨Ventos Da Liberdade¨ Dentro do tema(União Soviética).
Me ajudem por favor!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por Natalia161
1
O tema central do novo trabalho de Ken Loach no original, The Wind That Shakes The Barley compreende o período entre a Guerra da Independência (1919-1921) e a Guerra Civil irlandesas (1922-1923). O filme se passa em County Conrk, localidade que se tornou o centro nervoso da resistência à invasão britânica durante 1920, ano no qual o filme se inicia. Vêem-se as tensões sentidas contra os britânicos em uma Irlanda em guerra civil no desenvolvimento mesmo das personagens. Como o protagonista Damien, que inicialmente não queria lutar contra os britânicos, mas sim fazer sua residência médica em Londres, e seu irmão mais velho, que era integrante de uma ativa célula militar de combate do IRA [o Exército Republicano Irlandês, na sigla em inglês]. O filme reabriu a discussão sobre o que aconteceu naqueles anos.

O mérito artístico do filme foi reconhecido pela conquista da Palma de Ouro de Melhor Filme, no Festival de Cannes de 2006. Contudo, a maioria da mídia britânica e também alguns críticos irlandeses reagiram furiosamente, através de uma forte condenação do retrato de Ken Loach do papel desempenhado pela Grã-Bretanha na Irlanda. O Times, de Londres, comparou Ken Loach a Leni Riefenstahl, um ideólogo nazista (!). Já Simon Heffer, no Daily Telegraph, afirmou que [Loach] odeia este país, mas vive às suas custas [como um sanguessuga]. Pouco depois, o mesmo Heffer admitiu sequer ter visto o filme. Para além dos holofotes midiáticos cabe ressaltar que ao atacar o caráter de Ken Loach pretendia-se:

Desviar o foco de atenção e do debate para longe do papel bárbaro desempenhado pela Grã-Bretanha na Irlanda, e

Manter o mito de que o papel da Grã-Bretanha na história da Irlanda é e sempre foi o de uma força civilizatória e de arbitragem neutra.

O filme é um pequeno passo para levar os britânicos a encarar sua história imperialista. Quem sabe, se contarmos a verdade sobre o passado, possamos falar a verdade sobre o presente. (...) Vivemos em tempos extraordinários, e esse fato politizou as pessoas de maneira tal que elas talvez não estivessem nos últimos quatro, cinco ou seis anos. As guerras às quais estamos assistindo, as ocupações em várias partes do mundo... as pessoas não podem se recusar a enxergar tudo isso.


Maanu01: Muito obrigada!!!
Perguntas interessantes