fazer a leitura e resumo do conto de assombração "o bicho homem"
livro currículo em ação
5 ANO PAG 60
Soluções para a tarefa
Resposta:
PAULI, Alice Atsuko Matsuda; SILVA, Andréa Cristina Fontes; BRANCO, Patrícia Martins Castelo. Histórias de Assombração: Quem tem Medo de Quê? As representações seriam indispensáveis para a construção desse imaginário coletivo da sociedade. Elas representam os estados de "consciência coletiva", que devem superar os sentimentos individuais. Essas representações coletivas seriam as demonstrações das reações sociais, ou seja, quando o coletivo corre algum perigo, são as representações que ficam mais evidentes, revelando of desejo de manutenção do tradicional imaginário (BACZKO, 1985). Enfim, of "imaginário social se expressa por símbolos, ritos, crenças, discursos representações alegóricas figurativas" (PESAVENTO, 1995, p.24). e Nas palavras de Le Goff, a "memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e das sociedades de hoje" (1990, p.476). Esses "causos" são ferramentas para o exercício de rememorar e identificar os laços identitários. O causo das "bolas de fogo" exemplifica umal releitura de querelas do passado local. Nota-se também nesse causo que, por meio das histórias, havia a intenção de passar determinados valores ou padrões a serem respeitados pela comunidade ou incorporados pelo comportamento de cada indivíduo, para evitar pôr em risco o "pacífico" convívio social. Trata-se de um tempor calcado na experiência, em que o passado ensina as gerações vindouras sobre of saber-fazer (REIS, 1994). O campo da experiência implica em aprender com o outro, sem necessariamente recorrer ao conhecimento teórico. O saber fazer se refere às práticas cotidianas. Isso está respaldado no filósofo José Carlos Reis. Ao analisar os causos classificados como "urbanos" (Noiva de Branco, Loira ou Noiva do Banheiro), tivemos 12% de representatividade. Uma característica peculiar dos causos de Congonhas é que as "mulheres de branco" transpõem o muro dos banheiros onde geralmente a sua existência é atribuída, como nos fragmentos a seguir: Esta história foi contada por Astolfina... Segundo minha mãe, essa história aconteceu por volta de 1995. Muitos afirmavam que viam uma mulher vestida de noiva. Viram por exemplo, na rua Minas Gerais, onde há um pé de eucalipto. Além disso, viam também em becos escuros e desertos do Distrito. Muitos temiam sair na rua, pois só se falava nesse caso, na história de uma certa moça vestida toda Revista Eletrônica de Educação. Ano I, No. 01, ago. /dez. 2007.