Fazendo uma analogia com o sistema solar , os elétrons em um átomo circulam em órbitas circulares em torno do núcleo. Nesse modelo é correto afirmar que: (I) o planeta Terra ocupa a M; (II) mercúrio encontra-se no nível de mais alta energia; (III) Urano possui menor nível de energia que Júpiter, por possuir menor massa; (IV) o Sol possui cargas positivas e os planetas cargas negativa; (V) para Vênus passe a ocupar a mesma órbita da terra seria necessário absorver energia. :
a) I, II, III, IV e V.
b) II e III.
c) I, IV e V.
d) II, IV e V
e) I, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Analisaremos cada afirmação para chegar na sequência correta. Começando com a primeira que diz que a Terra ocuparia a camada M, está certa, pois na teoria da distribuição eletrônica, a terceira camada é a M e no sistema solar a Terra é o terceiro planeta. (KLMNOPQ)
A segunda afirmação é falsa, pois o Mercúrio se encontra na camada mais próxima do núcleo, e sabemos que esta camada é justamente o contrário disso, é a camada que contém a menor energia.
A terceira afirmação também é falsa, pois não existe esta relação de menor massa portanto menor energia, a relação é que quanto mais distante do núcleo, maior a energia. Ou seja, Urano possui maior nível de energia por estar mais distante que Júpiter.
A quarta afirmação é verdadeira pois sabe-se que o conceito de átomo é que no núcleo estão os prótons e os nêutrons (carga positiva e carga neutra, respectivamente) e os elétrons orbitando na eletrosfera (carga negativa), com isso, está coerente esta afirmação.
A quinta e última alternativa está correta, pois para transferir elétrons de orbitais, é necessário aplicar uma certa energia e Vênus contém uma energia menor que a Terra.
Final: As afirmativas I, IV e V são verdadeiras – Letra C.