Fazendo a leitura da retrospectiva histórica discorra sobre as ações utilitaristas e técnico burocráticas mantidas e requeridas na organização da gestão escolar que dificultaram a organização de práticas coletivas para a construção do projeto educativo de abrangência social
Soluções para a tarefa
Na gestão escolar voltada a organização de práticas coletivas para a construção do projeto educativo de abrangência social encontra-se dificultada pela marcante burocracia, formalidade e necessidade de se registar tudo.
Nas escolas vê-se grande autoridade formal, sendo os diretores submetidos a muita documentação (matrícula, censo Escolar, registro em cartório, atas, etc). Tudo isso demanda muito tempo e se faz necessário porque a escola está inserida numa sociedade burocrática. Há também diversas normas escritas e exaustivas, sendo que tudo exige registros e papéis. Tem ainda o caráter hierárquico, havendo cargos limitados por normas específicas, regras, procedimentos padrões e prazos . Podemos ressaltar ainda a divisão do trabalho realizada em cargos abstratamente definidos.
Bons estudos!