fazem com que a China ameaça a soberania americana no mundo?
Soluções para a tarefa
RespostOs líderes chineses decidiram este mês Assembléia Nacional do Povo dotar-se de autoridade legal para atacar Taiwan se decidirem que o território em disputa foi longe demais no caminho da independência. Foi seu mais ousado ultimato até hoje, sustentado pelo Exército chinês, que se moderniza rapidamente. Mas a manchete em letras garrafais do dia seguinte no China Daily, o jornal oficial de língua inglesa, foi: "Paz é prioridade na Lei Anti-Secessão."
A China crescente tem duas faces. Seus líderes querem ser vistos como administradores de uma nova espécie de superpotência emergente, que não vai ameaçar os vizinhos ou o mundo. Só um gigante gentil pode atrair US$ 60 bilhões em investimento estrangeiro e acumular US$ 160 bilhões anuais em superávits com os Estados Unidos, segue o raciocínio.
Mesmo assim, o Partido Comunista também concluiu que perderia poder se cedesse Taiwan. A nova lei, em vigor desde a última segunda-feira, é apenas a última tentativa de provar que o partido vai pagar qualquer preço, até mesmo uma guerra que pode muito bem envolver os Estados Unidos, para preservar a integridade territorial chinesa.
"Nossas elites sabem que a China vai ter dificuldade de elevar-se se o mundo se preocupar com uma nova ameaça militar", disse Jin Canrong, especialista em política exterior da Universidade do Povo, em Pequim. "Mas a China também pode não se elevar" se Taiwan se declarar independente, acrescentou ele, estimando que Taipé poderá acabar fazendo isso, "a menos que a ameaça de força seja muito real".
A China não tem ambições imediatas de abalar a ordem mundial ou desafiar os EUA, dizem muitos analistas. Washington quer manter a coisa dessa maneira. Mas Taiwan está despertando os instintos mais agressivos da China, com resultados imprevisíveis.
"Não sei qual lado está ganhando - o lado que quer lutar pelos interesses nacionais ou o lado que aceita as normas internacionais", disse Philip Yang, especialista na Universidade Nacional de Taiwan, em Taipé.
Mas os líderes de Pequim também concluíram que o Partido Comunista precisa impor um limite para os separatistas taiwaneses. O partido pôs em jogo sua reputação para recolocar a nação chinesa no lugar que considera adequado no mundo.
Resposta:
A China tem ótimo desenvolvimento comercial que faz parceria com países emergentes e potência mundiais isso dá o porque os EUA gera a preocupação da china superar e ser dada como a maior potência mundial