Faz um resumo do livro "na terras do rio sem dono"
Soluções para a tarefa
Oi eu vou te mandar meio que uma foto
Nas Terras do rio sem dono
O livro aborda a problemática da terra no interior brasileiro, mas sob uma perspectiva que se aplica a qualquer estado brasileiro.
Além disso, aponta que as terras encontravam-se sob controle dos senhores do café, visto que desse o período imperial brasileiro as oligarquias do café eram a elite brasileira.
Sob essa perspectiva, antes do Golpe Militar de 1964 ocorreu uma tentativa de realização da Reforma Agrária no país, uma das razões que motivaram o Golpe, segundo o livro.
Foi também realizado um documentário sobre o livro, abordando histórias fictícias inspiradas em acontecimentos reais.
O livro conta a história de uma família humilde que tenta manter sua propriedade, cujo líder é Evangelino. Porém, essa família é ameaçada de expulsão por parte de um poderoso homem da região, o que acaba resultando em um homicídio; o homem do campo mata o oligarca.
Os Homens e a Terra
O ponto central do livro é a disputa pela terra entre os “patrões”, os grandes proprietários de terras e os trabalhadores rurais, pressionados pela coerção e pelo poder econômico.
O homem acaba sendo condenado pelo júri, que temia a repetição do evento em uma escala nacional.
Então começa uma campanha contra o latifúndio, oriunda do discurso de Julião, um deputado que defendia os homens do campo.
Esse aborda de maneira central a luta de classes, princípio sociológico de Marx, uma disputa entre “opressor e oprimido”.
Saiba porque a geografia é uma ciência da sociedade:
https://brainly.com.br/tarefa/20790690