História, perguntado por jayna4, 11 meses atrás

faz um resumo da crise do Império romano

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahgamer4
57
A crise do Império Romano iniciou-se a partir do século II-III d.C. Marcaram esse período a crise econômica, a corrupção, os sucessivos golpes e assassinatos realizados contra imperadores e, como elemento final, as invasões germânicas.



O século III foi marcado por uma grande sucessão de imperadores, o que evidenciou a instabilidade desse período, pois, em um período aproximado de 50 anos, o Império Romano teve cerca de 16 imperadores – muitos deles mortos após conspirações.

Além disso, o fim da expansão territorial romana afetou fortemente a economia. A partir do século II, o Império Romano passou a priorizar a manutenção do gigantesco território conquistado. Isso afetou diretamente o sistema escravista, que era sustentado a partir dos prisioneiros de guerra levados ao Império como escravos. A crise do sistema escravista foi ampliada na medida em que os povos conquistados recebiam o direito à cidadania romana.


jayna4: agradeço ^^
sarahgamer4: de nada
jayna4: ^^ ok
sarahgamer4: é pra isso que eu ajudo
jayna4: sim, vc estar certo(a)
jayna4: tbm ajudarei outras pessoas.
Respondido por RivianOliveiraSantos
15

A crise do império teve início nos séculos II e III d.C. e resultou na fragmentação da parte ocidental e no surgimento dos reinos germânicos a partir de 476. ... Essa crise estava relacionada com a instabilidade política e econômica enfrentada por Roma. Esse processo foi acentuado com os ataques dos germânicos.

Perguntas interessantes