Faz quanto tempo que a Gripe Espanhola chegou no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A gripe espanhola se espalhou em meados de 1918 á 1919 e nesse mesmo tempo já alcançou o nosso país, e desde isso ja se fazem 102 anos da chegada dessa grande pandemia
Explicação:
Há 102 anos, gripe espanhola paralisou o Brasil
Segundo historiadores, essa foi a maior pandemia do século XX e fez 50 milhões de vítimas.
Momentos de tensão e isolamento causados pela propagação de vírus, infelizmente, não são inéditos na história. Em 1918, o mundo estava em guerra quando as primeiras notícias sobre a gripe espanhola começaram a aparecer.
As preocupações com a doença, no Brasil, se iniciaram quando a Missão Médica Brasileira, enviada à França para ajudar na prestação de socorro aos combatentes, foi acometida pelo vírus.
Naquele ano, navios que transportavam correio pelo mundo, aportaram em Recife, Salvador e Rio de Janeiro e traziam junto a influenza espanhola. Em pouco tempo, as cidades portuárias brasileiras foram atingidas pela doença, e logo se estendeu pelo território nacional. Os mortos chegaram às centenas.
A gripe espanhola instaurou terror no Brasil, acabou matando o presidente eleito Rodrigues Alves e paralisou o comércio e as escolas. Segundo historiadores, essa foi a maior pandemia do século XX e fez 50 milhões de vítimas.
Medidas
Enquanto a gripe espanhola avançava sobre os moradores de São Paulo, em outubro de 1918, o Serviço Sanitário do Estado publicava uma série de recomendações para instruir a população a se prevenir.
Assim como vem sendo recomendado para lidar com a covid-19, o objetivo era impedir a disseminação da doença
Segundo o Arquivo Público do Estado de São Paulo somente dois dias depois do primeiro óbito na cidade, o Serviço Sanitário do Estado decretou estado epidêmico.
A partir daí, começaram as restrições, fechando escolas, cinemas, teatros, jardins e as igrejas tiveram que reduzir o público das missas. Os enterros de mortos não podiam ser acompanhados a pé e as compras de muitas famílias eram feitas por uma única pessoa, para reduzir os riscos de contágio.
Para lidar com o vírus, na cidade de São Paulo, a população recorreu a um remédio caseiro que misturava cachaça com mel e limão. De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça, foi dessa receita supostamente terapêutica que nasceu a caipirinha.
Fim da gripe espanhola
Os médicos descrevem a gripe espanhola como o "maior holocausto médico da história". Após o ápice da doença, no final de 1918, novos casos caíram abruptamente. Uma das explicações para o rápido declínio da doença é a de que os médicos se tornaram mais eficazes na prevenção e tratamento da pneumonia que se desenvolvia após a contração do vírus. Outra teoria sustenta que o vírus sofreu uma mutação extremamente rápida para uma forma menos letal.
espero ter ajudado (ノ◕ヮ◕)ノ*.✧
bons estudos ʕっ•ᴥ•ʔっ